quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Diário de uma Aromaterapeuta - 22/12/2016 - Leite de Rosas e Arroz




7:15
Empolgada com as dicas da palestra do Erick Schulz, da postagem de ontem  consegui dormir mais cedo (tomei duas cápsulas de passiflora que comprei quando de minha viagem para Abadiânia para conhecer o João de Deus e larguei o Don Drapper do Madman falando sozinho no Netflix!) e quando acordei saí pra caminhar até a Aromalife, cerca de 1,5 km para, de lá, pegar a bike e ir até o consultório de minha ginecologista.  Definitivamente preciso de uma gineco para chamar de minha. Nada contra esta (já foi uma nova tentativa), mas também nada a favor. Muito simpática, explicando que os meus exames estavam ótimos e que ia começar bem o ano e dando orientações legais para me prevenir contra a osteopenia fazendo caminhadas e musculação, mas só. A começar pela frequência de visitas ao consultório, que já "marcou" para daqui uns 11 meses. De acordo com minha amiga e gineco Bel Saide, não há necessidade desta frequência anual, se a gente mesmo se auto examina e se observa. Outro ponto é que ela realmente não se interessava por nada que eu dissesse, como por exemplo, quando mencionei que não tinha intenção de fazer reposição hormonal. Basicamente me ignorou. Sua secretária foi quem realmente estava interessada no meu trabalho (aromaterapia) para poder usar com a filha, para prevenir a TPM, quando ela entrasse no período fértil. Até comentei que consegui suavizar os sintomas da menopausa (fogachos, insônia, cansaço), só com uso de óleos essenciais. Ignorou-me completamente. Sou invisível. Bel, querida médica GO que mora no Rio, por favor, venha logo pra Sampa pra visitarmos juntas o Coletivo Feminista, que deve ser muito legal. Sei de uma colega que trabalha lá, a Nathalia. Quero conhecer o trabalho dela também! Caso alguém deseje saber que óleo usei para amenizar os sintomas da menô, foi apenas um, o de Sálvia-esclareia, apenas diluindo em gel de aloe vera e passando no ventre toda santa noite. Praticamente os sintomas sumiram de imediato! Ufa!

10:30h


De volta a Aromalife, lembrei que havia deixado arroz de molho em hidrolato já que meu leite de rosas e arroz havia acabado. Ai, que delícia, eu amo!!! Quem quiser anotar a receita:

1 xícara de hidrolato (usei metade de rosa e metade de néroli)
meia xícara de arroz (usei o arroz japonês, mas pode ser o branco normal. O integral não sei, porque não fiz)
Deixei de molho dentro da geladeira, dentro de um frasco de vidro. 

De manhã bati ambos no liquificador, na velocidade máxima por cinco minutos. 
Coei na panela furada e saiu um leite bem branquinho. Coloquei dentro do frasco spray e este dentro da geladeira. Isto faz com que não estrague e é uma delícia borrifar no rosto para limpar com um pedaço de algodão todo dia de manhã antes de fazer a make-up. 

E, ainda, com o que sobrou na panela furada, o resto do arroz, deixei secar ao sol (dentro da panela furada mesmo para não entrar sujeira) e depois pilei dentro de uma xícara e o que restou é um pó de arroz (literalmente) que vou adicionar no meu creme anti-rugas que ganhei de minha querida aluna Cibele, de Natal. 

Este leite (ou água) de arroz é receita antiga da vovó para remover manchas de pele! E eu adoro!!

Acho que por hoje será só, afinal, hoje é o último dia último do ano e coisa pra fazer é que não falta!

Desejo a todos um Feliz Natal, com muita comida saudável, mas sem exageros, porque o Natal também precisa ser sustentável, sem desperdícios. Eu farei uma salada de grão de bico, com muito coentro e cominho e alguma sobremesa vegana! E desejo que em 2017 continuemos com muitos óleos essenciais para alegrar a nossa vida e tornar tudo muito mais leve e agradável!

Beijo grande a todos! Obrigada por acompanharem o blog!

Beatriz Yoshimura



PS: Ah, querido diário (rs), eu esqueci de falar que ao acordar, antes do primeiro xixi, removi uma compressa com argila verde que fiz na noite anterior (porque senti que estava com uma infecção urinária, com ardor ao final de todo xixi que fazia no dia de ontem). Esta compressa eu fiz simplesmente misturando uma boa colher de sopa de argila verde com hidrolato de tea tree até formar uma pastinha e com a ajuda de uma quadradinho de algodão, acomodar esta portinha da periquita  protegendo com um protetor diário na calcinha. Pronto, foi o suficiente para não sentir mais incômodo. Vejam a dica da Gineco Bel Saide em sua página do Facebook.

Nenhum comentário: