quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Diário de uma Aromaterapeuta - 19/12/2016 - Capim limão e Obesidade na Ayurveda I


 Resultado de imagem para lemongrass heart

 0:00h

Dormir com o delicioso aroma de capim limão é sempre uma boa. O que eu não imaginava é que ele é útil até na hora de namorar! O ylang ylang eu já sabia e sempre falo que é o óleo da Marta Suplicy na sua infeliz colocação em plena crise aérea (em 2007 quando era Ministra do Turismo), quando sugeriu aos passageiros : "Relaxa e goza!". E certamente o capim limão é famoso por suas propriedades sedativas dos nervos. Mas eu nunca havia usado com a finalidade de ter uma noite amorosa inesquecível. E nem era este o meu objetivo. Eu só queria ter uma boa noite de sono! Afinal, fim de ano no comércio é sempre estressante. Pois bem! Acho que era o que eu estava precisando para levar a cabo o conselho da Marta! E ainda, de quebra, acabei lembrando de uma sinergia que já fiz e gosto muito, que é:

1 gota de OE de capim limão
1 gota de OE de patchouli
3 gotas de OE de gerânio bourbon
5 gotas de OE de bergamota

Podem fazer! É deliciosa esta mistura. Pode-se variar os óleos de gerânio e bergamota para mais, mas não o de capim limão e patchouli, que são muito intensos!

19:00h

Grupo de estudos Ayurvedica Erick Schulz


http://www.nowmaste.com.br/como-tratar-a-obesidade-por-dr-jose-rugue/

Assistimos juntos a palestra do Erick Schulz, da Naradeva Shala cujo tema foi "

Como a rotina saudável contribui ao combate da obesidade e manutenção de um bom peso" que passou no Congresso de Ayurvedica. O tema do Congresso inteiro foi Obesidade, que é algo que aflige a muitos hoje em dia. 

Foi bem legal e resumindo, ele iniciou listando 3 pontos importantes antes de enumerar as rotinas sugeridas. O primeiro ponto é que não há um padrão hegemônico na Ayurveda. Ou seja, não adianta decretar que a obesidade é um problema do dosha Kapha, que tem a ver com o fogo digestivo (agni), que tem a ver com as excreções, pois pode ser muita coisa, pode ter a ver com alguma doença, etc. O segundo ponto é o que ele chama de transplantação cultural e religiosa, onde muitas vezes comemos algo que não é da nossa cultura, não é do nosso país. Comemos alimentos congelados, ignoramos a época do ano ou os alimentos que são de cada estação, fora que o acesso aos alimentos orgânicos ou de boa qualidade ainda é muito limitado. O terceiro ponto tem a ver com a mitos e verdades na Ayurvedica. Ele afirma que quando seguimos dietas que se divulgam por aí, deixamos de lado a individualidade de cada pessoa, como por exemplo ao recomendar tomar água morna com limão em jejum para desintoxicar. Pela Ayurvedica, a obesidade é resultado da desarmonia entre os doshas. Ele sugere que se raciocine mais ayurvedicamente. Eu concordo!

Em termos de obesidade, ele fala que é importante, também, observar: 1) onde começou (que parte do corpo), 2) como e quando começou e 3) por que começou. Observar as rotinas, horários de alimentação, atividade física, histórico familiar, ou seja, investigar como se desenvolveu a obesidade.

Ainda ele deu algumas dicas:

 1) Preguiça - eliminar a preguiça, que impede o corpo de eliminar as toxinas.

2) Tempo - reservar um tempo para algo tão importante. 

3) Eliminar o "não gosto de fazer" que seja sacrifício, que seja exercícios. 

4) Eliminar o "não estou acostumado"... tente!

5) Eliminar o "já fiz e não resolveu".... perseverar!

6) Aceitar que pode demorar a dar resultados. 

7) Esforçar-se. 

 

Enfim, listou as rotinas saudáveis:

1) Considerar cada ser individualmente. O que funciona para um pode não funcionar pra outra e vice versa.    

2) Ingerir alimentos naturais, da estação e da região. 

3) Só comer com fome "real", respeitar o organismo. 

4) Comer alimentos leves à noite. Nada de proteínas animais.

5) Aprender quais alimentos eliminar, mesmo que naturais.     

6) Realizar atividade física moderada, nada muito exaustivo. 

7) O detox só vai funcionar se fizer manutenção depois. 

8) Entender que obesidade não tem a ver só com a alimentação, mas também outros fatores como falta de atividade física, doença, etc. 

9) Dormir bem. 

10) Ter paciência, muita calma. 

 

Você pode estar confuso, porque praticamente ele não falou quase nada de Ayurvedica. E não mesmo. Mas ele deixou claro que os outros 12 palestrantes com certeza o farão e que ele gostaria de falar algo diferente. Estou aguardando ansiosamente para as demais palestras que assistirei com meus alunos. 

 

Em seguida eu e meu grupo de estudos da Aromaflora, discutimos o que cada um faz ou não faz e foi muito produtivo. 

Para mim, vou ver se utilizo os óleos essenciais para ajudar nestas rotinas. Para a rotina 3 - só comer com fome "real", vou tentar inalar óleos que reduzam a minha ansiedade, como bergamota, gerânio, litsea cubeba, rosa, jasmim, ylang ylang, manjericão.... talvez nos horários antes das horas da fome?? tipo umas 10:30h, umas 16:30h e umas 22:30h? rs sei lá, vamos tentar!

Para a rotina 6, inalar bastante alecrim ao acordar e me matricular em uma academia para começar 2017 com alguma atividade. Terceira tentativa, vamos ver!

Acredito que um dos meus maiores problemas é a rotina 8 - dormir bem. Durmo cerca de 4 a 5 horas por dia e vivo cansada. Quem sabe eu consiga ir pra casa mais cedo, ou seja, largar o trabalho mais cedo. E começar a relaxar com óleos de tangerina, litsea cubeba, petigrain, capim limão para ter sono mais cedo e quem sabe, melhorar esta minha rotina doida. 

Ter paciência? É, a rotina 10 é muito importante. Talvez fazer a respiração 478 com maior frequência e com óleos de hortelã-pimenta, ylang-ylang, cipreste... 

 

Bom, por hoje é só. Vou tentar aplicar a rotina 8! Boa sorte para mim e para quem quiser perder peso também!

 

Beatriz Yoshimura  

    



Nenhum comentário: