sexta-feira, 14 de maio de 2010

Óleos essenciais para o inverno

Imagem: SzamanM/Stock Photos

Com a chegada do inverno, precisamos tomar cuidados extras com nossa saúde. Problemas como pele desidratada, gripes e resfriados, conjuntivites, alergias respiratórias, friagem, artrites, problemas cardíacos, depressão são bastante comuns nesta época do ano.

Com o ar mais frio e mais seco, é natural a pele ficar desidratada. Para evitar este ressecamento, devemos aumentar a sua hidratação através de cremes e óleos vegetais de amêndoas doces, abacate, jojoba, girassol e macadâmia. A estes óleos pode-se adicionar óleos essenciais, 10 gotas para cada 30ml de óleo vegetal. Alguns óleos essenciais são hidratantes, como palmarosa, lavanda e camomila, podendo-se até fazer uma mistura entre eles.

Já problemas respiratórios como gripes, resfriados, sinusites, bronquites podem ser evitadas, muito melhor do que tratadas. Suco de laranja já contém vitamina C e óleos essenciais que ajudam na proteção. Utilizar óleo de eucalipto e hortelã-pimenta no ambiente ajuda a fortalecer o sistema imunológico bem como facilitar a respiração (sinusites e rinites). Se já tiver pego alguma delas, pode-se fazer inalação com gotas de eucalipto e tea-tree na bacia de água quente ou apenas uma gota de um ou de outro no inalador infantil. Rinites alérgicas podem ser evitadas, tirando-se os casacos e cobertores dos armários antes do inverno chegar e deixá-los arejando para tirar os ácaros. Pode-se borrifar nos ambientes também, uma mistura de álcool e óleo essencial de tea-tree (1% ou 1 ml de óleo de tea-tree para cada 100ml de álcool) para evitar estes indesejáveis bichinhos.

Outro incômodo de inverno, que ocorre devido ao aumento de poluição e ressecamento do ar é a conjuntivite. Para evitá-la o ideal é umedecer ambientes que contenham ar condicionado ou aquecedores, usando toalhas embebidas em água. Usar óculos escuros ajuda, protegendo os olhos como uma barreira. Pingar soro fisiológico também, se a pessoa tiver tendência a ter conjuntivite. Mesmo assim, se ela ocorrer, o ideal é procurar o médico. Neste caso específico, a Aromaterapia pouco pode ajudar, mas mesmo assim, sempre indico o uso dos óleos como maneira de estimular o sistema imunológico, deixando nossos corpos menos propícios a infecções e inflamações.

Problemas de friagem e artrites podem ser atenuados com banhos e massagens vigorosos (suaves em caso de artrite) e com óleos aquecedores. Óleos vegetais de amêndoas e gergelim (e arnica em caso de dores) servem de base para diluir óleos essenciais de alecrim (contraindicados para hipertensos, grávidas, epilépticos e usuários de homeopatia), gengibre, manjerona, cravo e canela (estes dois sempre em baixa concentração por serem irritantes de pele). O óleo essencial de Camomila (alemã ou romana) ajuda muito no processo inflamatório). Para friagem, um escalda-pés com estes óleos pode ser bastante útil, com a água até abaixo do joelho, estimulando a circulação das pernas.

Problemas cardíacos também costumam aumentar no inverno, também associados a umidade relativa do ar. Fortalecer o coração com óleos como ylang-ylang, lavanda e manjerona pode ajudar na massagem ou no banho, mas para qualquer sintoma como dor no peito por cerca de 10-15 minutos, podendo irradiar para o braço esquerdo e pescoço (principalmente nas pessoas hipertensas, diabéticas e fumantes), o indicado é que a pessoa vá para um pronto-atendimento.

Nesta época, é muito comum também os Winter Blues, ou Depressão de Inverno, que ocorre muitas vezes devido às pessoas saírem pouco de suas casas, ficando longe da luz solar. Isto ocorre em maior proporção nos lugares distantes da linha do Equador. Tanto é que um dos tratamentos recomendados é à base de fototerapia, com grande eficácia. Com óleos essenciais, ainda, deve potencializar os efeitos. São tantos os óleos essenciais antidepressivos, que podemos escolher a vontade – lemongrass, ylang-ylang, rosa, gerânio, laranja, bergamota, sálvia-esclaréia, pau-rosa, néroli...

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o frio é proveniente da baixa energia dos rins, podendo ocasionar dor lombar, nas articulações, desânimo e depressão. Deve-se nestes casos, estimular a energia yin, usando óleos essenciais como gengibre, canela e pimenta-negra, para aumentar o calor interno do corpo.

Já pela Medicina Ayurvédica (Hindu), o tipo Vata de constituição das pessoas é que sofre mais, com dificuldade na circulação do sangue, especialmente nas extremidades, sendo útil consumirem os condimentos, como cardamomo, noz moscada, gengibre, pimentas.

Beatriz Yoshimura, 10/05/2010, coluna escrita para a Nextel

Nenhum comentário: