sexta-feira, 28 de maio de 2010

Aromaterapia e dor de cabeça

Imagem: Julia Freeman-Woolpert/Stock Photos

Que atire um frasco de óleo essencial quem nunca teve dor de cabeça! São mais de duzentos tipos de dor de cabeça, que podem nos acometer em diversos estágios de nossa vida e em diversas situações. Utilizar da Aromaterapia para trazer alívio pode ser de grande valia, pois nem sempre podemos prever quando e em que intensidade surgirá e uma dor de cabeça pode e muito atrapalhar o nosso dia-a-dia.

A dor de cabeça pode ser provocada por diversos fatores, sejam por tensão nervosa eventual ou por alimentos ou bebida alcoólica, dentre outros fatores. É importante identificar a origem, de forma a tentar combater os sintomas. Se for uma dor de cabeça tensional, é importante acalmar a mente, relaxar os músculos e tentar aplacar a dor. Inalar óleos essenciais como a lavanda e manjerona pode ajudar sem ter que se apelar para medicamentos analgésicos.

Caso a dor de cabeça tenha origem alimentar, como açúcar, álcool ou abuso de comidas gordurosas, incomodando o fígado, vale a pena utilizar óleos essenciais com propriedades hepáticas tais como o hortelã pimenta e o limão, o primeiro além de tudo bastante antiespasmódico e antiinflamatório, reduzindo a tensão e melhorando significativamente a dor e aliviando as contrações musculares e a inflamação nas artérias do couro cabeludo. Além disto, ambos são também digestivos, minimizando os efeitos negativos da dopamina sobre o processo digestivo. Neste caso, pode-se também usar o óleo essencial de camomila romana, em massagem abdominal.

Se se perceber que a dor de cabeça tem ligação com o ciclo menstrual, principalmente com a TPM, deve-se buscar óleos essenciais para regular os hormônios, tais como gerânio, lavanda e sálvia esclaréia, tanto de forma profilática quanto durante os ataques.

Inalar estes óleos essenciais pode ser bastante eficaz em alguns momentos. Mais difícil se for a cefaléia em salvas, que vem de repente e com sintomas muito violentos, necessitando de medicamento injetado por via subcutânea. Exceto neste caso, vale usar a Aromaterapia, identificando-se a origem da dor de cabeça. Aromas antidepressivos como bergamota e laranja também podem ser úteis, pois são suaves e frescos, melhorando o estado emocional. E tanto melhor se forem usados de forma preventiva, inalando de forma contínua no dia-a-dia, tanto no trabalho quanto em casa, impedindo que os sintomas sejam deflagrados.

Óleo para dores de cabeça em geral:

10 ml de óleo vegetal de maracujá Bio Essência

5 gotas de óleo essencial de Lavanda Bio Essência

5 gotas de óleo essencial de Hortelã Pimenta Bio Essência

Misturar todos os ingredientes num frasco de vidro âmbar com gotejador. Aplicar uma gota nas têmporas e nos pulsos quando sentir necessidade.

Beatriz Yoshimura, 30/3/2010, coluna escrita para a Nextel

Nenhum comentário: