segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aromaterapia e gripe

Imagem: Sophie/Stock.xchng

Começando o inverno, chega a hora de se preparar para as doenças respiratórias, bem como para resfriados e gripes. Como sempre, a prevenção é a melhor solução. E na Aromaterapia a prevenção é uma das melhores formas de tratamento. Mas pode-se também utilizar óleos essenciais na cura, de forma a atenuar os sintomas.

A começar pela forma de contágio, muitas doenças nesta época se propagam por via aérea. Um festival de vírus e bactérias que se transmite em ambientes fechados, de pessoa a pessoa, que respiram o mesmo ar. A gripe possui inúmeras variações, algumas podendo até matar, quando mal tratadas e dependendo da condição do paciente. Por isto é muito importante cuidar de todos aspectos ligados à saúde como alimentação, sono reparador, atividade física, vida social e lazer. Se uma pessoa cuida destes aspectos, mesmo se entrar em contato com o vírus, pode nem perceber ou se adoecer, pode se recuperar rapidamente. Sendo este o caso, uma gripe mais branda, pode ser tratada em casa, mesmo antes de se instalar e causar maiores prejuízos, tanto à saúde quanto à profissão.

Vários são os óleos essenciais indicados para a gripe. Em casos em que o ambiente favorece, como em escolas de crianças pequenas, onde uma passa para a outra em uma velocidade incrível, parece até inevitável o contágio. Nestes casos, o melhor a se fazer é, ao iniciar o Outono, utilizar óleos essenciais antivirais e imunoestimulantes para impedir o contágio. Uma providência simples é pingar uma gota de óleo essencial de eucalipto glóbulus ou de cravo na gola do agasalho da criança antes de levá-la à escola. Isto a protegerá e fortalecerá. Adultos podem fazer o mesmo.

Caso se perceba estar no início de uma gripe, o melhor a se fazer é não permitir que ela se instale de vez. Um bom banho quente de imersão com óleos essenciais de tea tree e eucalipto glóbulus logo antes de dormir, por três dias seguidos, pode fazer este efeito. Também usar os óleos de eucalipto e de lavanda francesa no difusor elétrico durante a hora de dormir ajudam a proteger e propiciar uma noite de descanso reparador.

Durante o dia, para quebrar aquele cansaço, pode-se pingar em um lenço de papel uma gota de óleo essencial de eucalipto, uma de hortelã-pimenta e uma de alecrim (exceto hipertensos e epilépticos), inalando sempre que possível, renovando-se as gotas quando acabar o cheiro.

Se mesmo assim não se observar melhora, deve-se procurar tratamento médico, por isto a prevenção é sempre preferível, principalmente em se tratando de crianças em idade escolar.

Receitinha da Semana

Sinergia para uma boa noite de sono

4 gotas de óleo essencial de Lavanda Bio Essência
4 gotas de óleo essencial de Bergamota Bio Essência
2 gotas de óleo essencial de Eucalipto Glóbulus Bio Essência

Pingar todos os óleos em uma pequena quantidade de água em um difusor elétrico de plug no quarto de dormir.

Beatriz Yoshimura, 6/4/2010, coluna escrita para a Nextel.

Nenhum comentário: