segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Diáro de uma Aromaterapeuta - 02/01/2017 - Resoluções para 2017

11:35h


Vamos começar o ano útil já inalando óleos inspiradores? Eu vou de citronela, por mais prosaica que possa parecer. E para não falhar, gerânio. O gerânio vai ser diferente, vai ser da marca Essencial Organics, que ganhei da Pollianna, extraído no Sítio São Miguel Arcanjo, que tive a oportunidade de visitar duas vezes no ano passado. Um passeio e tanto! Seguem algumas fotos abaixo, inclusive da flor do gerânio, que eu nunca tinha tido a oportunidade de ver ao vivo - tão singela e tão linda!!! O de citronela também é orgânico e da marca Harmonia Natural, que também desejo visitar em 2017. Em muito  breve!










































Obrigada às meninas que enviaram as fotos!

A respiração 478 é fundamental para mim. Não preciso colocar nas resoluções, pois já está incorporada no dia a dia. Devo fazer um kit para iniciar o dia. Ao lado da cama, pra não esquecer! Ou no carro? rs sei lá, só acho fundamental não deixar de fazer. Uma de manhã, uma depois do almoço e outro ao ir pra casa depois do trabalho! Quem não incorporou, give a try, ou seja: Experiente!!!

Uma das resoluções mais engraçadas que li hoje foi do papa da Aromaterapia Robert Tisserand, e vou copiá-la por aqui. Não vou traduzir, porque preciso incentivar meus leitores a aprender o inglês. Shame on you, se você não entendeu, traduza... rs Se entendeu, well done!

Resolutions I won’t make because I know I would not keep them:
* Drink less coffee
* Spend less time on Facebook
* Go to bed earlier
* Do not think evil thoughts about Gary Young
* Get up earlier
* Do not think evil thoughts about anyone else
* Do not take phone to bed
* Reply to emails
* Do things on to-do lists
* Remember to make to-do lists

Isto gerou uma mini discussão no meu querido grupo de alunos do Whatsapp, porque a "não" resolução que eu mais gostei foi a de que ele promete não pensar mal do Gary Young, dono da empresa de marketing de rede de óleos essenciais americana Young Living acusada de adulterar óleos essenciais. Bom, pensar mal pode. A discussão foi em torno de uma marca que uma das queridas alunas falou que eu falei que não prestava em aula. Isto eu não faço e deixo bem claro porque pensar mal é uma coisa. Falar mal pode até dar processo. Simplesmente as marcas que eu não aprovo eu não falo nada. Mas também eu não falar nada não significa que seja ruim. Eu posso não conhecer, afinal não conheço todas as marcas. Uma coisa é certa - as marcas que eu distribuo na minha empresa - Aromalife eu aprovo. Obviamente! Pelo menos óbvio para mim, que apenas vendo aquilo que eu usaria para mim. 

De qualquer forma, começarei minha lista de resoluções:

- Ser mais paciente. Ou seja, haja respiração 478 com Ylang  Ylang, Rosa e Néroli. Além de Jasmim quando tiver vontade de ´"matar" alguém.
- Participar menos de Facebook ou do WhatsApp. Apenas de assuntos aromaterápicos. O resto, quem quiser me "sair" do grupo, não vou ligar, realmente. Juro! Aliás, tem a ver com a próxima resolução: 
- Vou tentar equilibrar o meu Kapha, que é meu dosha preponderante de nascença e que tem voltado com força ultimamente. Isto significa, pelo menos emocionalmente, que tenho me magoado com mais facilidade. Não sei se tem a ver com o climatério - o período que antecede a menopausa. Suspeito que sim, mas se eu puder enxergar o lado bom disto (se é que tem), é que eu estou mais verdadeiras com os meus sentimentos. Sempre tentei ser durona e não criar caso com as pessoas, quando elas falam coisas que machucam. Mas acho que a idade tem me tirado esta necessidade e quando algo me entristece, não tenho conseguido esconder. Falar é outra coisa. Mais difícil. Aquela coisa meio Pitta, que quando fala algo entalado, não fala - vomita e joga no ventilador! rss não é fácil habitar este corpo! rs Mas vou tentar. Aliás, várias resoluções tem a ver com suavizar o lado Kapha, que identificarei como K1, K2...
- K2 (a K1 é a anterior) - Conviver com amigos (os verdadeiros, estou me desapegando daqueles não tão amigos). Usarei mais grapefruit para me animar e sair da rotina Kapha. 
- V1 - Continuar dormindo menos (ops, isto devia ser o contrário, devo dormir mais, mas dormir menos ativa o meu lado Vata - mais criativo e mental, que eu curto bem!). Neste caso, é o contrário de Kapha, é Vata. 
- K3 - Comer 3 vezes ao dia (pode ser mais?), combinar uma dia apropriada com exercício físico (amanhã matricular-me-ei na academia, pela terceira vez rs, juro!). E haja alecrim para animar e movimentar! Andarei mais de bike, que gosto muito! Só não adianta me forçar a fazer trilha! Decidi que não curto rs. 
- K4 - Meditar, mas como diz o artigo do link, só quando estiver totalmente desperta, por razões óbvias. 
- Tentar não segurar o xixi por muito tempo. Aliás, em 2016 consegui duas façanhas: acordar bem mais cedo e fazer o número 2 todo santo dia! Tudo flui melhor, acreditem! 
 
Adorei esta tabela de dieta pra Kapha, do mesmo link:

Outras resoluções: 

- Tentar seguir a agenda - me planejar, me organizar. Haja óleo essencial de limão!
- Não trabalhar até muito tarde, a não ser que absolutamente necessário - que tal uma Respiração 478 com capim limão, ylang ylang, litsea cubeba, olíbano, laranja azeda lá pelas 20h para já começar a desacelerar? 
- Fazer leitura de qualquer livro todo santo dia. Para isto, preciso desligar o Face e o Whats às 22h. Será que consigo??? E que óleo essencial seria bom para isto? Alecrim? Sugestões?
- Começar a escrever o meu próprio livro. Vixe, agora danou-se!

Estas são resoluções básicas. As profissionais vou escrever na minha agenda!

Bora trabalhar porque já são 12:15h e o ano está só começando!

Beijos aromáticos a todos!

Beatriz Yoshimura
ps: agora relendo as não resoluções de Robert Tisserand, percebi que muitas das minhas tem a ver com as dele. E imagino que com as de muita gente!! Uma coisa é certa: vou fazer o máximo para a vibe deste ano ficar sempre POSITIVA!!! E haja óleo essencial de bergamota. Ou outro cítrico animador. Aliás, devo fazer um post em breve sobre isto... cítricos maravilhosos.

Nenhum comentário: