sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Banhos aromáticos

Michaela Kobyakov/Stock Photos

Brasileiro que é brasileiro gosta de um bom banho! E não apenas um ao dia!Costume adquirido dos povos indígenas, o banho tem como objetivo a higiene pessoal, além de relaxamento, tratamentos musculares ou estéticos e purificação energética.

Nas antigas civilizações, egípcios, gregos e romanos também eram grandes apreciadores de banhos, que podiam ser realizados publicamente ou dentro de casa. Em Roma, eram muito comuns as discussões políticas e sociais dentro das termas, bem como as orgias.

O Japão é outro país com o hábito do banho incorporado ao dia-a-dia, o que tornou popular o uso dos ofurôs – os banhos de imersão em banheiras com água muito quente até a altura dos ombros. Toda casa possui um ofurô e uma pequena sala de banho, onde é realizada a assepsia antes do banho de imersão com uma pequena ducha. Todos tomam o banho de ofurô na mesma água, a começar pelo pai, seguido pelo filho homem, a mãe e a filha mulher. E posteriormente a água ainda é reaproveitada, como por exemplo, para a lavagem de roupa!

Mas nem todos os povos apreciam um bom banho! Infelizmente, teve época em que a Igreja Católica proibiu a prática do banho, que acreditava “amolecer” a alma! Os banhos só foram retomados como medida de prevenção de doenças e higiene pessoal depois de muitas mortes por conta justamente da falta de higiene! Ainda hoje em países europeus como França, Inglaterra e Portugal, o banho não é uma prática freqüente!

A adição de ingredientes no banho também é coisa antiga, como pétalas de flores – hoje há agrotóxicos nas plantações de flores, o que torna inviável seu uso no banho, a não ser as de cultivo próprio ou orgânico. Já o uso de óleos essenciais, além de seguro, é bastante simples e acessível! Pode-se também adicionar ervas e sais e tornar o banho uma prática ao mesmo tempo terapêutica e prazerosa!

Um banho pode ser simplesmente relaxante para nosso estresse do dia-a-dia! Há diversas combinações para esta finalidade, como, por exemplo: 2 gotas de óleo essencial de ylang ylang, 5 gotas de óleo essencial de laranja e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Ou 2 gotas de óleo essencial de patchouli, 3 gotas de óleo essencial de manjericão e 5 gotas de óleo essencial de patchouli. Sempre diluindo em uma pequena colher de sobremesa de óleo vegetal de maracujá ou outro óleo vegetal a escolha.

Já um banho para dores musculares e reumáticas é de grande valia, aliviando e relaxando a musculatura. Se realizado com freqüência, melhora e muito a qualidade de vida. São necessários óleos essenciais com propriedades analgésicas e antiinflamatórias. Uma boa receita leva 2 gotas de óleo essencial de camomila, 3 gotas de óleo essencial de lavandim e 3 gotas de óleo essencial de manjerona, em uma colher de sopa de óleo vegetal de arnica ou canela.

Para quem quer imitar Cleópatra e preparar um banho afrodisíaco, pode “apimentar” este hábito tão prosaico adicionando 2 gotas de óleo essencial de cardamomo, 2 gotas de óleo essencial de ylang-ylang e 5 gotas de óleo essencial de sândalo amiris diluídos em uma colher de sopa de óleo vegetal de amêndoas.

Em momentos em que é preciso um estímulo a mais, uma revigorada, podemos preparar um banho “levantador” de alto astral, misturando 2 gotas de óleo essencial de capim limão (nunca mais do que 2 gotas, pois este óleo é muito forte na pele!), 3 gotas de óleo essencial de grapefruit e 3 gotas de óleo essencial de cipreste em uma colher de sobremesa de óleo vegetal de maracujá.

Preparar banhos aromáticos já é, por si só, um ritual na escolha dos óleos, podendo-se fazer combinações próprias e de acordo com o que se pretende para o momento. O cuidado que temos que ter é se a pessoa possui pele sensível, devendo-se reduzir as quantidades de óleos à metade. Outro cuidado é com a pressão arterial baixa: neste caso, devemos manter uma temperatura mais próxima da do corpo, para evitar tonturas.

Para quem vai realizar banhos em casas de banho, clínicas terapêuticas ou estéticas, o mais indicado é se profissionalizar, possibilitando criar centenas de misturas aromáticas levando-se em consideração a pressão arterial, condições de pele, gravidez e outras condições de saúde!

Ademais, o banho é uma prática extremamente saudável e prazerosa que pode ser realizada de forma individual ou coletiva, na procura de paz interior, relaxamento ou para melhorar os relacionamentos de uma forma bastante íntima e natural, nos aproximando de nossos entes queridos e da Mãe Natureza!

Beatriz Yoshimura, 13/07/2010, coluna escrita para a Nextel

Nenhum comentário: