segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Aromaterapia para a paz de espírito

Imagem: Alex Bramwell/Stock Photos

Paz de espírito. Quem tem? Bom seria responder: eu, tu, ele, nós, vós, eles! Quase um artigo de luxo, a paz de espírito está desaparecendo na mesma medida em que é cada vez mais necessária! Mais do que um artigo de luxo, deveria ser encarada com um objeto de desejo! Sim, precisamos correr atrás dela e jamais deixá-la escapar!

Tem vezes que já não sei mais qual é o mal do século, se é o estresse, a ansiedade, a solidão, o pessimismo, o pânico, a depressão, as alergias... basta dar uma busca no Google! Perceba o que todos estes “mal-do-século” tem em comum. Muito simples! Todos tem um componente mental fortíssimo, ou seja, o mal do século é a mente! A menta agitada, intranqüila, em desequilíbrio é que provoca todos estas doenças. Doenças mentais, que nos cegam, judiam do corpo, contaminam o ambiente à nossa volta e envelhecem, dão rugas! Sério! Acreditem!

Depois não adianta reclamar de falta de memória, insônia, olheiras, acidentes. Sim, acidentes! Quem já caiu na escada ou deu com a cara no chão ou torceu o pé, assim, do nada? Ou perdeu a chave ou mesmo o caminho de volta para casa? Tente lembrar: onde estava a tua mente? Pois é! Em tempos onde o próprio tempo parece ter encolhido e as responsabilidades se reproduzindo feito coelho, não é de se espantar que as pessoas estão cada vez mais aéreas e robotizadas, dirigindo no piloto automático, sem nenhuma paixão, sem prazer, sem tesão de viver! Uma gota de ylang-ylang para começar! Pingue uma gota na palma da mão, feche as duas mãos fazendo uma conchinha, feche os olhos e inale! Uma, duas, três vezes! Situe-se no aqui e no agora! Abra os olhos! Acorde para a vida!

Exercite a mente! Equilíbrio interior é básico para se atingir metas. Aliás, você tem metas? Você tem objetivos? Não? Então, faça uma meditação. Num difusor elétrico, pingue 4 gotas de sândalo amiris para pacificar a mente, 3 gotas de hortelã-pimenta para abri-la e 2 gotas de cardamomo ou cravo para inspiração, criatividade. Ah, e 3 gotas de grapefruit para dar uma animada! Feche os olhos, pense onde gostaria de estar, com quem e fazendo o que, até que sinta que seu coração está feliz.

Agora, situe-se no presente. Se você está lendo esta coluna, faça apenas isto. Nada mais. Se você está conversando com alguém, olhe nos olhos desta pessoa e lhe dê toda a atenção do mundo. Se estiver comendo, reverencie sua refeição. E se estiver ouvindo uma boa música, sorria! Porque boa música é um presente dos deuses! Ouça, aproveite. Uma ou duas gotas de bergamota no aromatizador pessoal e dançar de olhos fechados! E sorrindo! Não tem preço! Experimente!

Quanto ao futuro e quanto às preocupações, eles virão de qualquer jeito. Então, já que não temos bola de cristal, só nos resta planejar, executar e controlar! Ter as rédeas da situação! Mostrar quem é que manda, nem que seja apenas no próprio nariz, que já é tudo de bom! E, aliás, mandar o nariz inalar óleos essenciais é um poder e tanto! Escolher se equilibrar e lustrar a auto-estima com rosa marroquina, se tornar uma pessoa mais sensível com um jasmim e mais leve com a lavanda, mais poderosa com o patchouli e mais segura com o cedro! Saber usar a Natureza em nosso favor!

E sempre com o objetivo de encontrar a paz de espírito, não se deixar acelerar com a pressa alheia. Muito pelo contrário, tentar fazer com que o mundo desacelere um pouco, puxando o freio de mão, engatando a primeira marcha, aproveitando a vista, a brisa, os aromas, as boas companhias, o sol, nem que seja atrás das nuvens... dar uma parada para respirar. Abraçar, beijar, olhar e amar! É do que o mundo precisa. De amor! Lembrando que quando estamos fazendo a coisa certa, o coração estará tranqüilo! E nossa respiração também! Então, comece a exercitar, agora mesmo! Fiquem em paz!

Receita da semana:

Spray para a Paz de Espírito

120 ml de Álcool de cereais
20 gotas de óleo essencial de Sândalo Amiris Bio Essência
10 gotas de óleo essencial de Hortelã Pimenta Bio Essência
10 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang Bio Essência
20 gotas de óleo essencial de Limão Bio Essência

Misturar os óleos essenciais no álcool de cereais e colocar numa embalagem spray. Se quiser, pode-se acrescentar 15ml de hidrolato de rosas Bio Essência para suavizar. Borrifar no ambiente a vontade.

Obs: óleos que inspiraram esta coluna, no aromatizador pessoal: alecrim, cravo, grapefruit e limão.

Beatriz Yoshimura, 20/07/2010, coluna escrita para o Portal Você em Equilíbrio da Nextel.

Nenhum comentário: