quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Aromaterapia e a pele

Imagem: rickfurb's/Stock Photos

Praticamente todas as pessoas têm algum tipo de problema de pele durante a vida. Entre as funções da pele a principal é a proteção do corpo contra agentes externos. Mas também serve para refletir nossa saúde. Cuidar da pele ajuda a pele em suas funções e a manter uma aparência saudável. Nossa pele é um de nossos principais cartões de visita! E nem sempre damos a devida importância a ela.

Quando estamos saudáveis, nossa pele é corada e com brilho. Quando não nos alimentamos ou estamos estressados, a pele também sofre, pois ela interage com diversos órgãos, dando dicas do que pode estar acontecendo internamente. Devemos, pois, ficar atentos a qualquer alteração nessa nossa capa protetora. São diversos os problemas que afetam a pele, desde uma simples acne até câncer de pele, que pode ser evitado com visitas regulares ao dermatologista.

Sendo a pele nosso maior órgão do corpo, além de possuir fácil acesso, utilizar óleos essenciais tanto para prevenir quanto para tratar torna-se algo simples e agradável. E, como as moléculas dos óleos essenciais são muito pequenas, elas penetram na pele por simples difusão, isto é, basta que encostem na pele, para que consigam penetrar facilmente, como se tivessem um passe livre.

Entretanto, para maior absorção com segurança e menor desperdício (óleos essenciais são preciosos e por vezes caros), devemos sempre diluí-los em bases neutras, como óleos vegetais ou bases cosméticas, desde que não contenham óleo mineral, que bloqueia os poros da pele, impedindo sua perfeita absorção. Apenas poucos óleos podem ser passados diretamente na pele como, por exemplo, a lavanda, em casos de feridas, picadas de insetos, queimaduras e hematomas. O óleo essencial de tea-tree ou melaleuca também pode ser usada em indivíduos que não tenham pele muito sensível. Este é um óleo muito indicado para diversos problemas, como veremos adiante.

Um problema muito comum na adolescência e em mulheres em algumas ocasiões como na TPM é a acne, que é responsável pela maior quantidade de queixas nos dermatologistas e que pode deixar cicatrizes, prejudicando principalmente a auto-estima de quem é acometido por elas de maneira severa. Uma vez instalada a acne, podemos fazer um pequeno curativo com óleo de tea-tree diluído em óleo vegetal de calêndula numa proporção de cinco gotas para uma colher raza de sobremesa. Apesar de ser um óleo vegetal o óleo de calêndula puro é secativo e cicatrizante, ajudando a regredir a inflamação e a infecção, devendo ser aplicado umas duas vezes ao dia, até desaparecer. Para prevenção, pode-se aplicar um gel com 18 ml de hidrolato Bio Essência de alecrim, 6 ml de óleo vegetal de calêndula, 6 gotas de óleo de lavanda, 6 gotas de óleo de cipreste e 12 gotas de óleo de tea tree Bio Essência, tudo diluído em 36 gramas ou duas colheres de sopa de gel neutro base. Pode ser aplicado diariamente, tanto de dia quanto à noite. Este mesmo gel, se misturado uma pequena quantidade de argila verde Panizza, até adquirir uma consistência cremosa, pode ser aplicado na forma de máscara facial, protegendo-se os olhos, por cerca de vinte minutos, removendo com água corrente e depois usando o gel sem argila.

Outro problema que incomoda as pessoas é a micose, uma infecção por fungos, obrigando muitos a tomarem medicamentos antifúngicos fortíssimos, muitas vezes sem efeito. Da mesma forma que a acne, prejudica a aparência física e detonam a auto-estima. Neste caso, aplicar o óleo de tea-tree Bio Essência puro na pele pode ser bem eficaz em pessoas que não tenham pele sensível. Caso possuam, é ideal diluir em algum óleo vegetal, como o de copaíba, por exemplo, na ordem de 5 gotas para uma colher de sobremesa. Como alternativa, pode-se usar o óleo de cravo Bio Essência.

Cuidar da pele é de grande importância, porém, cuidar de nosso interior ainda é a melhor opção. Se estivermos equilibrados emocionalmente, com o sono em dia, boa alimentação e praticando alguma atividade física, nossa resistência física aumenta, reduzindo a chance de doenças oportunistas se instalarem em nosso corpo. Lembrem-se do provérbio 'mens sana in corpore sano' – Mente sã em um corpo são!

Beatriz Yoshimura, 27/07/2010, coluna escrita para o Portal Você em Equilíbrio da Nextel.

Nenhum comentário: