sexta-feira, 23 de julho de 2010

Aromaterapia na gravidez

Imagem: doriana_s/Stock Photos

Independente das circunstâncias que a envolvem, uma gravidez é sempre uma experiência especial. Cada gravidez tem suas particularidades e seus desconfortos, que podem ser amenizados ou anulados com os poderes dos óleos essenciais, colaborando para que se torne um período agradável e memorável.

Por seus efeitos fisiológicos, psicológicos, emocionais e sutis, e por serem totalmente naturais, os óleos essenciais são altamente recomendáveis na gravidez.

Os desconfortos que podem ser minimizados pela Aromaterapia na gravidez são inúmeros. Para citar apenas alguns – dores nas costas, enjôos matinais, azia, prisão de ventre, insônia, estrias, inchaço nos tornozelos, varizes...para não falar das alterações no estado emocional, como ansiedade e apreensão, entre tantas outras, antes do parto. Durante o parto os óleos podem aliviar e ajudar o processo e após o parto servem de apoio e na recuperação da mulher, como cicatrização de feridas internas, depressão pós-parto e até amamentação, quando insuficiente ou excessiva.

As principais formas de uso dos óleos essenciais durante a gravidez são também variados, como massagem, banho de imersão, inalação, compressas e escalda-pés, de acordo com o desconforto sentido.

Algumas dicas para o período da gravidez:

* Dor nas costas: Duas gotas de óleo essencial de camomila romana e três gotas de óleo essencial de lavanda francesa, diluídas em uma colher de sobremesa de óleo de semente de uvas (que ajudará também a prevenir as estrias na barriga) num banho de imersão – ofurô ou banheira.

* Inchaços/retenção de líquido: 3 gotas de óleo essencial de grapefruit, 3 gotas de óleo essencial de cipreste e 4 gotas de óleo essencial de limão em 50 ml de óleo vegetal de amêndoas. Massagem gentil no local. Cuidado apenas em não se expor diretamente ao sol após a aplicação por 12 horas, pois os óleos cítricos podem causar queimaduras.

* Ansiedade, apreensão, depressão pós-parto: qualquer um destes óleos no difusor ambiental a vela ou elétrico: bergamota, rosa, ylang-ylang.

* Uma dica para melhorar a relação entre mãe e filho é: ao amamentar, pingue uma gotinha de óleo essencial de lavanda na roupa da mamãe de forma que o bebê sinta o aroma e o associe ao conforto do colo da mamãe, do carinho recebido, daquele momento tão íntimo e amoroso. Desta forma, ao dormir em seu berço, se a mamãe pingar uma gotinha de lavanda num pedacinho de tecido ou num sachê fora do contato com o bebê, mas que ele possa sentir o cheirinho, fará o bebê sentir-se seguro e protegido, evitando sobressaltos e interrupções em seu sono e no descanso da mamãe.

Estas dicas são seguras e é sempre recomendável ter algum profissional da área para orientar sobre a utilização segura dos óleos essenciais, que são muito concentrados e puros.

Beatriz Yoshimura

Um comentário:

Dra. kátia Ferreira disse...

Saiu outra reportagem no Blog Garota de Bobes , Livre-Se das Estrias de Vez: Conheça a Técnica TSR®.
Fico feliz e gostaria de dividir com vocês o link http://garotadebobes.blogspot.com/2010/07/livre-se-das-estrias-de-vez-conheca.html
Abraços, Dra. kátia Ferreira