sábado, 3 de julho de 2010

Aromas na beleza

Imagem:Matt Willmann/Stock Photos

Há não muito tempo atrás, cuidar da beleza significava ter vaidade exagerada, coisa de mulher fútil sem ter o que fazer. A área de estética sofria com este preconceito, mesmo num crescente mercado que hoje movimenta bilhões de dólares no mundo todo. Pela área terapêutica, então, nem se fale – beleza jamais era relacionada a saúde. Felizmente, este conceito está mudando. E a Aromaterapia vem nesta onda de cuidar da beleza exterior e da beleza interior ao mesmo tempo.

É verdade que é mais fácil uma mulher buscar um tratamento para tirar celulite do que um para tratar uma dor ciática. A mulher brasileira é vaidosa, mas de nada resolverá tratar apenas do casco se o motor estiver falhando. Outra verdade também é que fidelidade feminina a salões de beleza é algo que não existe. Homens costumam cortar o cabelo sempre no mesmo cabeleireiro ou barbeiro. Mulheres não resistem a promoções, novidades, parcelamentos, brindes... Então alguns salões, atentos à concorrência, perceberam que precisariam entregar algo mais do que apenas um capô reluzente. Oferecer tratamentos terapêuticos, com o apelo de cuidar do corpo e da mente, é uma boa forma de fidelizar, já que o benefício recebido vai além do que outros salões já oferecem. Ao usar óleos essenciais naturais, seja no ambiente, seja nos tratamentos estéticos, torna-se inevitável perceber sensações de relaxamento, revigoramento, alegria até. Porque nem sempre o que se busca é apenas ficar mais bela, mas talvez melhorar a auto-estima, dar uma animada ou até mesmo desabafar, conversar.

Já dentro dos tratamentos, existem diversos óleos essenciais que auxiliam nesta questão mais estética - como por exemplo o gerânio, que é adstringente, equilibrando o sebo de peles muito oleosas ou muito secas, e diurético, eliminando líquidos em excesso do corpo e estimulante do sistema linfático. Todos os óleos essenciais cítricos – laranja, grapefruit, tangerina – são diuréticos e o limão, especialmente, é indicado para redução de peso por sua ação lipolítica, queimando gordurinhas, e desintoxicante, ajudando, juntamente com o gerânio, a eliminar a celulite.

Idealmente, o profissional precisa ter especialização em aromaterapia, de forma a saber quais óleos essenciais utilizar e em que dosagem, identificando possíveis contraindicações - como no caso dos cítricos que são fotosensibilizantes e por isto, após o seu uso, deve-se evitar exposição direta ao sol por doze horas. Além disto, sabendo das propriedades psicológicas dos óleos, o profissional poderá ajudar o cliente quando perceber que este está desanimado, estressado ou ansioso, usando os óleos corretos e potencializando ainda mais os benefícios do tratamento. Desta forma, o cliente sairá da clínica sentido-se muito bem e quererá retornar, pois consciente ou não, saberá que neste local o dinheiro não será apenas um gasto, mas um investimento em qualidade de vida!

Receitinha da Semana

Óleo para celulite:

30 ml de óleo de semente de uva
6 gotas de óleo essencial de Limão Bio Essência
5 gotas de óleo essencial de Gerânio Bio Essência
4 gotas de óleo essencial de Funcho doce Bio Essência

Misturar todos os óleos numa tigela e aplicar em massagem com movimentos ascendentes, desde o tornozelo, passando pelos joelhos e pelas as coxas, pressionando e deslizando os dedos de forma a estimular a circulação local e eliminar tanto líquidos como toxinas.

Beatriz Yoshimura, 27/4/2010, coluna escrita para a Nextel

Nenhum comentário: