segunda-feira, 12 de julho de 2010

Aromaterapia no dia-a-dia

Imagem: Kasia Franc/Stock Photos

Usar óleos essenciais no dia-a-dia faz uma grande diferença na saúde física, em nosso humor, no rendimento profissional, no convívio familiar e social, ou seja, em diversos aspectos de nossa vida! Isto sem falar no prazer de seus aromas e na rapidez de sua ação em nosso organismo!

Com o perdão do trocadilho, alguns óleos essenciais são essenciais para se ter à mão. A começar pelo óleo de lavanda, que é um dos poucos que podem ser usados diretamente sobre a pele, sobre feridas, queimaduras, acne, picadas de insetos e em casos de dor de cabeça (em massagem nas têmporas). Para insônia é um óleo imbatível, bastando de uma a duas gotas no travesseiro ou dez gotas no difusor elétrico. Tiro e queda! Em casos de extremo estresse, idem: basta dar uma pequena “cheiradinha” para se acalmar, respirar e prosseguir!

Outro óleo fundamental é o de hortelã-pimenta. Sendo um óleo extremamente concentrado, jamais deve ser passado puro na pele - mas sim inalado, pingando-se de uma a duas gotas sobre um lenço de papel ou pedaço de algodão, ou ainda no aromatizador pessoal. Por suas propriedades expectorantes e antiespasmódicas, é útil tanto em problemas respiratórios como rinite, sinusite e bronquite quanto para espasmos musculares como cólicas mentruais, gases, tosse espasmódica, ânsia de vômito e cãibras. Basta inalar e sentir o relaxamento muscular instantâneo. Sabe aquela tosse inconveniente no meio do teatro? Ou aquele enjôo de longas viagens de carro ou navio? Basta sacar o hortelã-pimenta da bolsa e ao inalar seu fresco aroma, ter aquela sensação de alívio. Para dores de cabeça de origem do fígado, é também muito útil. É um óleo relaxante muscular e, ao mesmo tempo, estimulante do cérebro e do apetite. Portanto, deve ser usado com cautela por quem precisa emagrecer!

Tea tree ou melaleuca é outro óleo que deve ser carregado na bolsa, especialmente quando se vai a lugares onde há possibilidade de contato com doenças contagiosas - já que é um óleo “mata-tudo”, com propriedades antibióticas, antissépticas, antifúngicas, bactericidas, inseticidas e parasiticidas, entre outras. Também pode ser aplicado na pele (exceto por pessoas com pele muito sensível), em micoses, em caso de moluscos contagiosos, acne, feridas e aftas, ou por meio de gargarejo em casos de dor de garganta - com uma gota num pequeno copo de água. Inalar para evitar contágio costuma ser de grande valia, inclusive em ambientes hospitalares.

O mais importante é tomar cuidado com a qualidade destes óleos. Se forem adulterados ou de procedência duvidosa, podem comprometer os resultados. Portanto, adquirir óleos de marcas conhecidas é fundamental!

Receitinha da Semana

Óleo para insônia

200 gotas de óleo essencial de Lavanda Bio Essência
20 gotas de óleo essencial de Manjericão Bio Essência

Misturar todos os óleos num frasco com conta-gotas e pingar cerca de 10 gotas no difusor elétrico, meia hora antes de dormir, ou uma gota no travesseiro.

Beatriz Yoshimura, 03/05/2010, coluna escrita para a Nextel

Nenhum comentário: