quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Aromaterapia para um Feliz Natal

Norriuke/Stock Photos

Há praticamente um mês do Natal, a economia dá uma acelerada e o país inteiro entra em ritmo frenético ou para aproveitar para faturar ou para confraternizar. Os ânimos melhoram e todos pensamos em décimo-terceiro, em amigo secreto, em festinha da empresa, em rever familiares distantes. É época de celebrar! Celebrar o nascimento de Jesus e lembrar que a troca de presentes deve-se aos Reis Magos, que lhe deram de presente ouro, olíbano (ou insenso) e mirra!

O ouro representando a realeza, um presente de rei. O olíbano representa a a espiritualidade, a fé, pois esta resina sempre foi queimada nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus através de sua fumaça. E a mirra a imortalidade, com seus poderes antissépticos muito utilizada no embalsamamento dos faraós no Antigo Egito. Como se vê, os aromas estão presentes na história da humanidade de uma forma muito religiosa, muito espiritual, mostrando sua força sobre o homem.

Desta mesma forma, podemos utilizar estes e outros óleos essenciais para dar uma parada e nos elevar espiritualmente, respirar e agradecer pelo ano, tenha ele sido bom ou nem tanto. Deixar um pouco de lado esta questão de presentes e nos ater aos relacionamentos. Tem gente que não se sente muito confortável nesta época, triste até. Bom momento para inalar óleo de olíbano, de sândalo junípero ou cedro, para se fortalecer espiritualmente. E agradecer às pessoas com quem nos relacionamos por tudo que sentir vontade.

Presentes podem ser lembranças, de preferência personalizadas, ou seja, escolhidas a dedo ou feitas especialmente cada um. Isto tem mais valor do que qualquer presente caro. Falta de tempo não é desculpa, porque o que se perde de tempo em trânsito e filas e de bom humor com atendimento precário devido ao enorme volume de pessoas comprando, faz com que se torne uma tarefa árdua esta de comprar presentes.

Aproveitando o “gancho” dos aromas dados pelos Reis Magos ao menino Jesus, podemos confeccionar vários tipos de presentes aromáticos. Vela aromática é um presente prá lá e fino. Fora que é uma diversão só comprar parafina, corante, óleos essenciais (não essências!), pavio e moldes. Há quem se empolgue demais e acaba transformando a diversão em um negócio lucrativo! Sabonetes glicerinados, sprays ambientais, óleos corporais, perfumes! Muita coisa pode ser feita com os aromas e um diferente do outro!

Podemos usar diversos tipos de óleos essenciais para esta época. Cipreste lembra os pinheiros de Natal. Laranja, cravo e canela dão uma boa vela ou spray para prosperidade. Sândalo ou olíbano na vela para nosso altarzinho. Bergamota e capim limão para aqueles que ficam mais tristinhos em sabonetes. Óleo corporal de canela para aquecer a noite de Natal...

O importante é se dar um tempo para refletir e agradecer, rever nossa fé, independente de qual religião for. Ah, e perdoar, que é o maior presente, para quem perdoa e para quem é perdoado! E confraternizar com as pessoas amadas, beijando e abraçando, olhando nos olhos e mais uma vez agradecendo, não necessariamente na noite de Natal, antes ou depois, o que importa é sempre o sentimento – o amor!

Receitinha da semana:

Óleo para a noite de Natal

30 ml de óleo vegetal de amêndoas

3 gotas de óleo essencial de cravo

3 gotas de óleo essencial de canela

9 gotas de óleo essencial de laranja

Misturar tudo e passar após o banho com o corpo ainda úmido! E haja prosperidade!

Beatriz Yoshimura, 18/11/2010, coluna escrita para a Nextel.

Nenhum comentário: