sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Aromaterapia para os pequenos



















Hector Landaeta/Stock Photos


Tratar os pequeninos com Aromaterapia é tão simples e agradável que até parece brincadeira de criança! Eles respondem rapidamente e aderem com facilidade a esta prática tão diferente dos medicamentos a que estão acostumados.

Muitos criam até traumas relacionados a hospitais, seringas... Logicamente que cada caso é um caso e certamente há vezes em que não devemos titubear e levá-los ao pronto socorro ou ao pediatra regular.

Como sempre digo, a melhor forma de tratamento é a prevenção. Com crianças, é igualmente válido, senão até mais, porque ver uma criança doente, amuada, sem querer brincar é de cortar o coração de qualquer pai ou mãe. Fora o trabalho que dá sair para buscar criança doente na escola, enfrentar fila em hospital, contratar babá ou avó... Então, como evitar tudo isto? Prevenindo!

Criança começou a frequentar escola, é “de lei” – vai pegar gripe do amiguinho no inverno! Então, começou a esfriar, basta pingar uma gota de óleo essencial de eucalipto globulus no agasalho, todo dia, até o tempo melhorar. Ou umas 5 gotas no difusor elétrico no quarto na hora de dormir, também muito útil em casos de bronquite, ajudando a expectorar e permitir a respiração mais livre.

Óleo essencial de citronela no quarto à noite ajuda a repelir os indesejáveis

pernilongos. E um repelente também a base de citronela e lavanda pode ser útil em viagens. Confira receita de repelente ao final do artigo!

Ah, outro óleo essencial indispensável em viagens é o de hortelã-pimenta, que merece um destaque especial. Por suas qualidades antiespasmódicas, ou seja, por acalmar contrações musculares, o hortelã-pimenta é útil inclusive em cólicas em recém-nascidos, soprando em um lencinho de papel para que o bebê inale uma pequena quantidade para aliviar o desconforto. É a única forma que indico o uso de óleos essenciais até os três meses, pois nesta fase o seu fígado ainda é imaturo.

Em viagens longas, para aliviar enjoo também se pode inalar hortelã-pimenta. Inalar sempre, pois é um óleo muito forte para aplicação na pele. Uma gotinha num lenço de papel, sem encostar no nariz é sempre útil e fácil. Em cólicas intestinais traz alívio imediato, ajudando a acalmar e liberar gases. Para crianças com dificuldade ou letargia para estudar, este óleo ajuda a clarear e estimular a mente. Pode ser misturado ao óleo de limão, que ajuda na concentração. E naqueles com respiração obstruída ao dormir, é uma opção ao eucalipto, com aroma mais agradável, permitindo o sono tranquilo.

Crianças agitadas são o mais comum hoje em dia. Para acalmar, haja expediente! Lavanda nelas! Para ajudar a pegar no sono ou mesmo acalmar durante o dia ou num ataque de histeria, basta pingar duas gotas de lavanda na blusa ou no travesseiro. Pode-se misturar com óleo de laranja no quarto antes de dormir, tranquilizando e permitindo um sono tranquilo e reparador.

Em casos de criança agressiva, pode-se apelar para óleo essencial de capim limão, que seda os nervos e é antidepressivo. No difusor elétrico, não na roupa.

Para cortes e feridas, bem como para picadas de insetos, é básico ter o óleo de lavanda à mão, podendo ser usado puro na pele. Único que se pode fazer isto.

E para nariz sangrando, uma mistura de 3 gotas de gerânio em uma colher de sopa de óleo vegetal de copaíba, aplicando-se em um pedaço de algodão e colocando no fundo da narina é garantia de estancamento na hora.

Um óleo essencial que geralmente não se usa em crianças é o melaleuca ou tea tree, originário da Austrália. Muito indicado em casos de sapinho e moluscos contagiosos, este exigindo curetagem para sua remoção como método convencional. Ao invés disto, basta passar com cotonete o tea tree que em poucas semanas as lesões começam a secar e a sumir, para grande alívio dos pais e das crianças. Esta doença, apesar do nome, é provocada por um vírus e é muito comum nos pequenos. Quando em adultos revelam um estado imunológico muito baixo. Também se pode usá-lo em feridas e cortes, limpando e impedindo infecções. Em dores de garganta ou dor no dente ou aftas, basta pingar uma gota num copinho de água e fazer gargarejo. O gosto é ruim, mas o resultado uma maravilha!Cuidar para a criança não engolir!

De qualquer forma, usar óleos essenciais exige certo conhecimento e cuidado, além da certeza da procedência, que pode comprometer, caso seja de origem duvidosa. Ideal é ter a orientação de um especialista na área. Assim, tanto crianças quanto pais podem se beneficiar de forma prática e segura.

Óleo repelente

100 ml de óleo de andiroba
20 gotas de óleo essencial de lavanda
20 gotas de óleo essencial de citronela

Beatriz Yoshimura, 26/08/2010, coluna escrita para a Nextel.

3 comentários:

MM Trilhas - Lula e Renata disse...

Olá Beatriz, adoro ler seu blog e assistir seus videos, estou ficando "viciada" em passar por aqui...rsrsrsr. Gostaria de saber se posso usar a hortelã pimenta à noite para meu filho de 10 anos, pois é respirador bucal (adenóide) e agora começou uma rinite,e sempre teve dermatite tópica, quer dizer, tudo de fundo alérgico não específico. E durante o dia pode alterar com outro óleo para controlar a ansiedade?? Pois é extremamente ansioso e paciência zero. Ele mesmo está me pedindo isso, qdo falei sobre você.
E para minha filha de 8 anos que é insegura e sente muito medo, de tudo.É muito difícil ficar sozinha em um ambiente, precisa estar sempre com alguém.E pra piorar está tendo muitos pesadelos.
Parabéns pelo seu trabalho, e muito obrigado!
Renata

Beatriz Yoshimura disse...

Olá, Renata! Que bom, isto é um estímulo para mim! Olha, você pode sim, usar hortelã à noite, com muito cuidado para não encostar na pele, pois é muito forte. Mas pode pingar uma gota num lencinho ou num sachezinho. Lógico que é bom sempre deixar travesseiros ao sol e manter tudo o mais livre de pó possível. Mas o óleo essencial também vai manter o ambiente mais longe dos fungos. Sem respirar a noite direito, lógico que ele fica mais ansioso e mais impaciente. Tomara que acalme. No caso do meu filho, arranquei-lhe a amíddala e melhorou bem, também.
Para sua filha é bom misturar laranja, gerãnio com cedro, que é uma árvore forte e dá segurança. Tente colocar lavanda para ela dormir, duas gotas no travesseiro e tente ver como fica o sono dela!

Qualquer coisa, me adicione no Facebook que lá é mais fácil movimentar!

Beijo grande e obrigada!

Bia

MM Trilhas - Lula e Renata disse...

Adorei!! já te adicionei no face!! bjos e muito obrigado!!