quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Aromaterapia & massagem

dcarson924/Stock Photos

Quem pensa que cuidar do corpo e da mente é coisa de agora está redondamente enganado. A massagem, bem como os banhos aromáticos, já eram práticas comuns desde as antigas civilizações, como Egito, Grécia e Roma, tanto como prática de saúde quanto para puro prazer. Com a descoberta da Aromaterapia, no início do século vinte e, mais especificamente, com os estudos de Madame Marguerite Maury, a massagem ganhou um novo caráter holístico, para tratar corpo, mente e emoções de forma individualizada.

Logo depois de criado o termo aromaterapia, os óleos essenciais eram usados apenas por seus poderes anti-sépticos e cicatrizantes, entre outras propriedades físicas. Mas esta fantástica mulher descobriu que mais interessante seria misturar dois ou mais óleos essenciais, criando uma espécie de prescrição individual, levando-se em consideração as queixas individuais, bem como as particularidades de cada um e aplicando através de uma massagem também se escolhendo as manobras mais indicadas para cada indivíduo.

Isto porque além de cada óleo essencial conter suas propriedades físicas, mentais e emocionais, cada pessoa possui suas necessidades específicas, abrindo o leque para incontáveis sinergias aromáticas. E quem não gostaria de receber uma massagem realizada com um aroma exclusivo? Massagem por si só, já é benéfico. Com óleos essenciais, então... só provando para saber.

E mesmo que não seja criada uma sinergia personalizada, o fato de conter óleos essenciais já faz toda diferença! Há um estudo no Japão que compara os efeitos de uma massagem com óleos essenciais com a de uma sem óleos essenciais, tendo como medida de comparação a taxa de cortisol no sangue que é um dos hormônios liberados em situação de estresse. As pessoas que receberam massagem com óleos essenciais tiveram queda significativa nos níveis de cortisol, isto porque através da massagem, os óleos essenciais caem rapidamente na circulação sanguínea agindo tanto no sangue e órgãos internos e músculos, quanto a nível cerebral, relaxando o sistema nervoso.

Infelizmente, a maioria das pessoas procura ajuda apenas quando já está com algum problema. Uma boa massagem, realizada por um bom profissional e com bons óleos essenciais pode ser recebida regularmente como forma de prevenção contra doenças e o próprio estresse. Óleos essenciais devem ser puros e de marcas confiáveis e diluídos em óleos vegetais prensados a frio.

Basta apenas escolher os óleos certos, para cada situação. Em casos de dores musculares, reumatismo, há óleos analgésicos e antiinflamatórios, como alecrim (contra-indiciado para epiléticos, hipertensos e grávidas), manjerona, lavanda, capim limão, vetiver, gengibre, eucalipto, tea-tree, cravo, canela, entre tantos outros. Já para retenção de líquidos, tão comum na fase pré-menstrual há óleos diuréticos como gerânio, cipreste, funcho doce, tangerina, grapefruit e junípero que, numa boa drenagem linfática, ajudam em sua eliminação.

Para estresse, pode-se fazer uma massagem relaxante com ylang-ylang, lavanda, laranja, palmarosa, sândalo, bergamota, capim limão. É possível fazer massagem também para condições mais delicadas como para depressão, pânico, baixa imunidade, ansiedade generalizada... Só não é indicado em casos de câncer para não espalhar pelo sistema linfático, uma vez que alguns óleos são estimulantes deste sistema.

Massagem com óleos essenciais é o seguinte: basta receber uma vez! A sensação tão boa e os benefícios sentidos por alguns bons dias, além de um estado de ânimo mais elevado farão qualquer um perceber que é praticamente impossível continuar sem! Se antigamente era algo reservado apenas para faraós, rainhas e pessoas de classes mais nobres, hoje em dia é totalmente acessível diante de sua popularidade e a disseminação dos cursos de massoterapia. Portanto, não há desculpas para não receber! A não ser que não se goste de toque!

Receitinha da semana: Massagem desestressante

30 ml de óleo vegetal Bio Essência de maracujá
5 gotas de óleo essencial Bio Essência de lavanda
6 gotas de óleo essencial Bio Essência de tangerina
4 gotas de óleo essencial Bio Essência de ylang-ylang

Misturar todos ingredientes e com movimentos deslizantes e ascendentes, aplicar sobre o corpo inteiro.

Beatriz Yoshimura, 29/06/2010, coluna escrita para a Nextel

Um comentário:

Anônimo disse...

Reflexão pensativa nesta página, assuntos deste modo dão motivação a quem observar neste blogue .....
Entrega mair quantidade deste espaço, a todos os teus cybernautas.