quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Aromaterapia - a lavanda

Imagem: Pete 'Langy' Langshaw/Stock Photos

Se há uma flor que traduz bem a Aromaterapia, esta é com certeza a lavanda. Foi através dela que Reneé Maurice Gatefossé descobriu, em um acidente de laboratório, que os óleos essenciais tem propriedades curativas, quando instintivamente mergulhou o braço queimado em um pote de lavanda, surpreendendo-se ao ver que a queimadura não infeccionou e cicatrizou rapidamente sem deixar marcas. Não é à toa que lavanda, em latim significa lavar. A lavanda, limpa, purifica, clareia.... a lavanda lava!

Muitos dizem que a lavanda, também chamada de alfazema, é o coringa da Aromaterapia, pois serve a diversos propósitos. De fato, mas devemos cuidar, pois também temos que saber em que horas não devemos usá-la! É um óleo para se carregar na bolsa, inclusive no kit de primeiros socorros das crianças. Para se ter no criado mudo, no toalete... até na cozinha!

É o único óleo essencial que pode ser usado diretamente sobre a pele sem risco de irritação ou sensibilização, diferente dos demais, que precisam sempre ser diluídos em algum veículo carreador, como óleo de amêndoas ou semente de uva, por exemplo. Também possui uma fragrância que agrada a maioria das pessoas, sem ser muito intensa ou enjoativa.

Possui propriedades antisépticas, podendo ser usada direto em feridas, cortes, queimaduras e sobre acnes; a água de lavanda é especialmente benéfica para limpar a pele e também no pós-depilação ou pós barba, sendo muito suave e nada agressiva. Na prevenção de acnes, pode ser diluída numa base gel, com óleo vegetal de calêndula e óleo essencial de tea tree, além do hidrolato.

Calmante e sedativa, a lavanda deve ser evitada em momentos que exigem atenção e concentração, ajudando pessoas que tem insônia e tensão nervosa, dois dos sintomas do estresse. Neste caso, podem ser inaladas ou usadas no banho ou em massagem. Também abaixa a pressão arterial elevada. Só não se pode usar a lavanda em excesso para não dar efeito contrário. Pode ser usada por pessoas muito agitadas ou nervosas, assim que chegam em casa, ao banho, propiciando relaxamento e um sono reparador. Em viagens longas, ajuda a acalmar crianças e bebês muito agitados, pingando-se uma gota na gola da roupa, também podendo ser usado no banho de banheira, antes de dormir.

O hidrolato ou água da lavanda pode inclusive ser borrifado em cachorros muito agitados ou agressivos por conter apenas 0,20% de óleo essencial, dosagem bastante segura para o sensível olfato destes animais. Esta mesma água pode ser também usada como água de passar roupa ou água de lençol, sempre deixando um aroma fresco e floral e agindo de forma a relaxar o sistema nervoso.

No dia-a-dia pode-se usar em picadas de insetos, impedindo o inchaço e as coceiras, inclusive de abelhas e aranhas. E também como repelente, misturando com óleo essencial de citronela em óleo vegetal de andiroba para passar sobre a pele. Para quem faz banhos de assentos para desordens femininas, basta adicionar umas 10 gotas de lavanda e simplesmente lavar!

Usar a lavanda sempre é uma boa idéia, porque no mínimo ela limpas as energias, como as baianas lavam as escadarias da Igreja da Nossa Senhora do Bofim. Em casa, podemos simbolizar uma lavagem simplesmente pingando 50 gotas de óleo de lavanda em 100 ml de álcool de cereais e borrifando pelos cômodos, sempre pensando positivamente. O ambiente ficará mais leve e mais tranqüilo, numa verdadeira lavagem da alma!

Beatriz Yoshimura, 22/06/2010, coluna escrita para a Nextel

Um comentário:

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO DAS DICAS SOBRE A LAVANDA E AROMATERAPIA! OBRIGADA!