quarta-feira, 16 de junho de 2010

Aromaterapia para concentração

Piotr Bizior/Stock Photos

Em dias de múltiplas tarefas e responsabilidades, tanto nossas quanto de nossos filhos, quem consegue começar algo e ir até o fim sem interrupções? A longo prazo, além da sensação de frustração, esta falta de disciplina pode aumentar o estresse e a queda no rendimento.

Com tantos recursos de comunicação, qualquer pessoa pode ser acessada a qualquer momento, tornando quase obrigatório atender aos chamados instantaneamente. Email, telefone, msn... e por aí vai. É preciso muita concentração para começar uma tarefa e finalizar sem deixar “rabos”!

Felizmente, com o uso de óleos essenciais, esta tarefa fica um pouco menos árdua, porque os aromas dos óleos essenciais inalados vão diretamente para o cérebro, melhorando suas funções.

Um óleo essencial básico para estimular e manter a concentração é o limão siciliano. Trabalhos como digitação ou correção de trabalhos, escrita, análise de contratos ou mesmo simples lição de casa das crianças costumam ser otimizadas apenas inalando o óleo de limão em aromatizadores pessoais ou difusores elétricos. Para mentes congestionadas, que não conseguem memorizar mais nada, pode-se acrescentar o óleo essencial de hortelã-pimenta que além de estimular o cérebro, irá melhorar a respiração, ajudando a irrigar também o cérebro.

Também não podemos deixar de lado óleos que acalmam os nervos, baixando a ansiedade e dando uma boa revigorada, porque muitas vezes estamos por demais agitados, precisando dar uma assentada e render mais. Inalar óleo de capim limão ou litsea cubeba neste momento pode ser bastante útil para preparar para o trabalho árduo. Bergamota é outro óleo essencial que cumpre esta função com aroma mais suave e extremamente antidepressivo, auxiliando caso a tarefa em questão não seja das mais agradáveis, que digam as crianças!

Caso o caso seja mais grave, como em casos de sono atrasado, cansaço extremo e com a necessidade de rendimento, pode-se apelar, caso a pessoa não seja epilética, hipertensa ou esteja sob tratamento homeopático, para o óleo essencial de alecrim, que é extremamente estimulante do cérebro e da circulação sanguínea em geral. Para quem vai virar madrugada preparando palestra ou um trabalho inadiável, este é o óleo ideal.

Todos estes óleos essenciais devem ser usados corretamente, sem exagero. Porém o maior aliado ainda será a disciplina, organizando e planejando os afazeres e classificando-os em escala de prioridade, para não se ter aquela sensação de que as tarefas nunca têm fim!

Receitinha da Semana

Sinergia para trabalhar com concentração e autoconfiança:

50 gotas de óleo essencial de Limão Bio Essência
10 gotas de óleo essencial de Hortelã-Pimenta Bio Essência
20 gotas de óleo essencial de Cedro Bio Essência

Misturar todos os óleos em frasco com gotejador e pingar 2 gotas no aromatizador pessoal ou 10 gotas no difusor elétrico no ambiente de trabalho ou no quarto de estudos.

Beatriz Yoshimura, 13/4/2010, coluna escrita para a Nextel

Nenhum comentário: