sexta-feira, 25 de junho de 2010

Aromaterapia e Bom Humor

Billy Alexander/Stock Photos

Com tantos afazeres, contas a pagar, trânsito parado, crise mundial, competição no mercado de trabalho, desastres naturais, violência, política nacional e mais um sem número de assuntos desagradáveis, ando me perguntando.... Será que dá para manter o bom humor? E me respondo, não sem antes pensar um pouco... “Sim, dá sim... e com um simples segredo... com muito bom humor!”

Pois é. Motivos não sobram para “fecharmos a cara”! Porém, por mais auto-ajuda que seja a Lei da Atração, temos que admitir que cara feia não atrai nada de bom. Quem já viu alguém falar assim: “Ah, mas com certeza o garçon vai esquecer de passar o meu pedido para a cozinha!” E ele realmente esquece... entre tantos outros exemplos que vemos no dia-a-dia! Da mesma forma, quando sorrimos e damos bom dia, certamente, receberemos de volta! Leveza! É o que precisamos neste caos do nosso cotidiano! Bom humor! Que tal começar agora? Sorria!

Na Aromaterapia, é praticamente impossível ficar imune aos aromas e seus efeitos psicológicos. Cada um com suas propriedades, que acalmam, equilibram ou estimulam. Mesmo para melhorar o humor, é preciso saber escolher! A Universidade de Ohio fez um estudo onde se mostrou que o óleo de limão melhora o humor, diferentemente do óleo de lavanda, que não fez diferença. O limão é um óleo cítrico dos mais leves e suaves em seu aroma. Extremamente desintoxicante do organismo e precioso nos estudos e trabalhos que exigem concentração, o limão tem o poder de ordenar e limpar os pensamentos. Talvez por isto seja bom em casos de mau-humor, onde os pensamentos certamente não são dos melhores! Ele também ajuda a eliminar raivas não expressadas, melhora a capacidade de comunicação e integração interpessoais. E, olhem só, que maravilha – ajuda na tomada de decisões!

Além do limão, percebo que há diversos óleos que ajudam a nos deixar mais leves em nossos ânimos, bastando apenas inalá-los: bergamota, ylang-ylang, capim limão, litsea cubeba, rosas, grapefruit. Aliás, devemos tomar cuidado com este último, o grapefruit, que tem fama de estimular a fala, sendo algo euforizante! Então aqueles que já tendem a falar demais devem tomar cuidado com ele, dando preferência ao cipreste, que é mais equilibrador!

De qualquer forma, a melhor coisa a se fazer é testar. Cheirar, brincar, observar o humor, sorrir e lembrar que de bom humor nos abrimos ao novo, ao belo, ao leve, ao céu, à vida! E que, se assim fizermos, quem sabe não contaminamos as pessoas à nossa volta, numa ciranda de bons aromas, cores coloridas, sabores inusitados, sons celestiais e muitas coisas boas mais?

Beatriz Yoshimura, em artigo escrito para a Nextel

Nenhum comentário: