segunda-feira, 8 de março de 2010

Artigo - Perfumes que Curam




Aromaterapia – Perfumes que curam

Desde os mais remotos tempos, os aromas são utilizados para perfumar o corpo, em rituais religiosos e também como forma de cuidar da saúde. Aromas que atraem, que pacificam e que curam. Que fascinam e inebriam, influenciando até em nosso estado de humor!

No começo a planta era macerada ou queimada, mas foi com a descoberta da destilação à vapor no século 10 e a obtenção de óleos essenciais que as pessoas passaram a ter acesso a aromas dos quatro cantos do mundo. Era a Revolução da perfumaria! Já em termos terapêuticos, foi no início do século 20 que um bioquímico francês sofreu um acidente em seu laboratório e instintivamente mergulhou o braço queimado num pote de óleo essencial puro de lavanda, percebendo suas propriedades antisépticas e antinfecciosas, criando o que conhecemos hoje como Aromaterapia.

Extraídos de plantas aromáticas, os óleos essenciais são muito voláteis e concentrados, sendo necessárias centenas de quilos da planta para se obter um quilo de óleo essencial. São utilizados em cosméticos, em alimentos como flavorizantes, em produtos de limpeza e na perfumaria. Puros, são utilizados terapeuticamente, através da inalação, em massagens e banhos ou sobre a pele.

Os óleos essenciais possuem princípios ativos, de acordo com suas composições químicas, que dependem de sua família botânica. Podem ser fungicidas, analgésicos, sedativos, equilibradores hormonais, etc. Nesta linha, podemos utilizar óleo de tea-tree para micose, alecrim para dor muscular, lavanda para insônia e gerânio para TPM, entre tantos outros óleos essenciais. Sendo assim, é de grande importância a qualidade do óleo essencial adquirido, para não se obter resultados indesejados.

Usar óleos essenciais para o bem estar ou na perfumaria hoje é muito simples, podendo-se encontrá-los em lojas de produtos naturais e farmácias homeopáticas. Há também, cursos para quem tem o desejo de usar em si ou profissionalmente. Basta começar a utilizar e sentir a Natureza mais próxima e perceber que tudo o que cheira bem só pode ser bom para a saúde tanto do corpo como da alma!





Receitinha da Semana:

Perfume Ambiental, com notas cítricas, florais e orientais:

50 ml de álcool de cereais
10 gotas de óleo essencial de Bergamota Bio Essência
9 gotas de óleo essencial de Gerânio Bio Essência
4 gotas de óleo essencial de Litsea Cubeba Bio Essência
11 gotas de óleo essencial de Limão Bio Essência
6 gotas de óleo essencial de Patchouli Bio Essência

Misturar todos os ingredientes, deixar evaporar um pouco o álcool e armazenar em um frasco de vidro spray.




Beatriz Yoshimura, 2/3/2010, coluna escrita para a Nextel - Programa Você em Equilíbrio

Nenhum comentário: