sábado, 29 de agosto de 2009

O perfume ideal para usar no casamento

Descubra qual fragrância combina com a sua personalidade

(Fonte: Site www.pontodasnoivas.com.br - 01/08/2009)

O casamento é um momento único na vida das mulheres, por isso, todas querem estar impecavelmente arrumadas e perfumadas. Para marcar essa data na memória em grande estilo, nada melhor do que usar um perfume que combine com sua personalidade, já que ele sempre estará associado a esse dia especial.

Foto: Andréia Arbex

Perfumes

A escolha certa do aroma influencia até na saúde da noiva

Ao sentir o aroma de um perfume, uma parte do ar vai para os pulmões e cai na corrente sanguínea, agindo na parte física do corpo. Outra parte vai para o cérebro, entrando no sistema límbico, que é responsável por nossa memória, nossas emoções e nosso humor. Esse sistema é capaz de reconhecer e memorizar cerca de 10 mil aromas diferentes. Cada aroma que sentimos é arquivado e associado a lembranças, momentos, sensações e até pessoas.

O perfume deve ser aplicado nas regiões de maior circulação do sangue, como pulsos, na dobra dos braços e atrás da nuca e das orelhas.

“Se os aromas dos perfumes forem de óleos essenciais, eles podem conseguir desde benefícios no aspecto emocional, como combater a ansiedade, tristeza e depressão, no aspecto mental, como aliviar o cansaço e a tensão nervosa, até mudanças físicas, melhorando a circulação, auxiliando na respiração e estimulando a digestão”, explicou a aromaterapeuta da Aromalife, Beatriz Yoshimura.

De acordo com a profissional, cada personalidade deve ser respeitada na hora de escolher o aroma do perfume. Se a noiva precisa de mais agilidade e concentração, deve preferir aromas mais “verdes” como alecrim, hortelã, eucalipto e limão. Se o objetivo é conseguir mais calma e paciência, mas sem perder o pique, nada melhor do que um capim limão ou litsea cubeba. Se a noiva precisa é de descontração e harmonia, tem que escolher aromas cítricos, que são alegres e leves. Os perfumes florais são indicados para as noivas mais femininas, como aroma de lavanda e gerânio e para as que gostam de propriedades afrodisíacas, como ylang-ylang, rosa e jasmim.

Antes de escolher o perfume ideal, é importante saber que os perfumes podem ser uma combinação de até 200 essências misturadas. Um perfume é composto por notas de cabeça, notas de coração e notas de fundo. Assim como uma música, o perfume pode ser classificado com notas altas, médias e baixas. Cada nota possui um tempo de evaporação e, conseqüentemente, de duração na pele.

Na opinião da farmacêutica e diretora da Farmácia Dermus, Karen Denez, as notas principais são conhecidas como notas de cabeça, que é a primeira impressão do perfume. “Como as moléculas são menores, em menos de três minutos elas evaporam”.

As notas de coração, segundo ela, formam o cheiro do perfume e fixam na pele de cinco a oito horas. Enquanto as notas de fundo são aquelas que dão corpo ao perfume, são feitas por moléculas mais pesadas e duram até 24 horas.

A diferença entre os perfumes, na opinião de Karen, está na concentração de óleo essencial ou essência adicionada ao veículo, que normalmente é uma solução hidroalcoólica. “O perfume (Parfum) é considerado a forma mais concentrado de compostos aromáticos, com cerca de 20 a 40%”, contou.

O deo-perfume (Eau de Parfum) possui cerca de 15% de essência, enquanto a água de toilette (eau de toilette) possui em média 10% destes compostos, a água de colônia (deo colônia ou Eau de Cologne) tem em média 5% e os splashs apenas 1%.

“O perfume certo para cada noiva varia conforme o estilo de vida das mulheres. As noivas mais românticas devem usar os florais leves, que lembrem campo. As estressadas devem usar a linha mais lavanda e cítrica. As clássicas, florais com pequenos toques amadeirados. As executivas, mais terrosos.

O ideal são aromas leves e não fortes, pois já são muitas as emoções desse dia”, concluiu a aromaterapeuta Sâmia Maluf.

Veja qual o estilo de perfume que combina com você, por Karen Denez:

Para combater o estresse e estimular a tranqüilidade:
capim limão, camomila, melissa, laranja, flor de laranjeira e lavanda.
Para as noivas românticas e clássicas: Ylang Ylang, patchouly, mirra, sândalo, rosas, jasmim, canela e flores.
Para as noivas contemporâneas e despojadas: alecrim, menta, limão, manjerona e sálvia.

Serviços:

Aromalife
Beatriz Yoshimura
(11) 5082-2128

Farmácia Dermus – Florianópolis, SC
Karen Denez
(48) 3027-7702

Nenhum comentário: