sábado, 29 de agosto de 2009

Aromaterapia para Amenizar o Estresse no Trânsito

Não bastassem os problemas individuais de sobrevivência numa grande metrópole como São Paulo como alta competitividade profissional, alta carga de impostos e dificuldades financeiras, entre outros, há um problema coletivo, muito longe de ser resolvido, que é o trânsito caótico. A maioria das pessoas depende do transporte coletivo e sofre com a hiperlotação, com as altas tarifas e certamente, também com o alto tráfego principalmente nos horários de pico. Este é um problema que atinge também quem possui transporte próprio. O trânsito tem sido o ringue onde as pessoas descontam grande parte de suas insatisfações pessoais e independe de grau educacional ou condição sócio-econômica. Isto vai tornando o trânsito uma verdadeira bomba prestes a explodir a qualquer instante. Nem todos têm a oportunidade de escolher locais de trabalho próximos à residência ou da escola dos filhos e a sensação de prisão dentro do próprio veículo por mais de 2 horas por dia é real. O que se pode fazer para aliviar esta sensação? Técnicas de relaxamento e respiração podem ser eficazes, mas há uma forma muito simples e agradável que é a utilização de óleos essenciais. Confira abaixo as principais indicações:

- Capim Limão - ideal para quem está em seu "Dia de Fúria", um verdadeiro sossega leão, revigorante e calmante dos nervos.
- Hortelã-Pimenta - para quem está com a mente congestionada e não consegue sequer lembrar o próprio número de telefone. Também para quem tem problemas respiratórios, como rinite, sinusite, falta de ar, asma bem como tensão muscular, náuseas, enjôos. Ajuda a neutralizar o cheiro de cigarro e outros odores.
- Limão - ajuda a aumentar a concentração, ideal para longas jornadas. Aumenta a resistência imunológica. Alegra e anima.
- Eucalipto - para problemas respiratórios como bronquite, gripes, resfriados, rinites e sinusites. Também é estimulante, evitando o sono ao volante.
- Camomila - para raiva e irritabilidade, tensão nervosa e estresse.
- Bergamota - antidepressivo e harmonizante. Aroma floral-cítrico agradável e relaxante. Contra ansiedade e apatia.
- Manjericão - Dor de cabeça, enxaquecas, cefaléia, fadiga mental, revigorante, bronquites e cólicas. Aroma agradável e indicado também para neutralizar odores desagradáveis.

Existem muitas foras de usar os óleos essenciais dentro do veículo, pingando algumas gotas em peças de cerâmica ou em argolas de cartolina, difusores elétricos de ascendedor de cigarro ou na forma de spray aromático. Para cerâmicas e pot pourris, pingar cerca de 5 a 10 gotas e deixar no console ou pendurado no retrovisor. No difusor elétrico, de 3 a 4 gotas pois sua difusão é mais rápida e intensa. Em spray ambiental, basta pingar cerca de 20 gotas de óleo essencial em 100 ml de álcool de cereais e manter num pulverizador utilizando conforme desejado.

A qualidade dos óleos essenciais é fundamental, uma vez que, dentro de um espaço tão apertado, aromas de má qualidade, principalmente os sintéticos podem piorar ainda mais as alergias respiratórias.

Deve-se evitar, ainda, aromas muito sedativos, que podem inclusive, prejudicar a atenção, tais como a lavanda e a laranja. Alecrim também deve ser evitado por pessoas hipertensas e epiléticas.

Utilizando os óleos essenciais corretamente, consegue-se melhorar o humor e a concentração, reduzir a tensão nervosa, a ansiedade e o estresse, e até reduzir problemas respiratórios! Então, que tal começar a encarar o trânsito como mais uma possibilidade de melhorar a qualidade de vida ao invés de implicar com os demais condutores?

Beatriz Yoshimura
http://www.aromalife.com.br/

Nenhum comentário: