sábado, 27 de outubro de 2007

Ficha OE (Óleos Essenciais) - GERÂNIO


O gerânio é uma flor extremamente aromática, tanto suas flores quanto suas folhas. Existem variadas espécies dele, mas outra hora comento mais sobre elas. A idéia é depois compilar as fichas de cada óleo essencial aqui publicado. Até lá, vou colocando as idéias e experiências vividas.

O aroma do gerânio é bastante floral e feminino e possui uma energia fresca, úmica. Por isto, abaixa calores e inflamações, relaxa os nervos e acalma a ansiedade, ativando o Qi do Pâncreas e do Baço, sendo assim indicado para quem tem diabetes.

Sendo refrescante, acalma gastrites, colites. Indicado também para problemas de pele como psoríase, eczema, acne, impetigo, pé de atleta, etc. e para problemas nos nervos, olhos e juntas. Adstringente, pode ser usado em hemorróidas, varizes e menorragia. Neste sentido, podemos imaginar que ser adstringente também seja um efeito "centralizante". Por sinal, uma das palavras-chaves do gerânio é regulador ou equilibrador. Dá força com segurança.

Movimenta, bom para letargia, diarréia e congestão linfática.

Reduz ansiedade, ajudando na infertilidade e menopausa.

Para pele e inflamada, usar concentração de 1%, mesmo porque seu aroma é bem intenso, não carece mais do que isto. Indico sempre que seja usado em sinergia com outros óleos como palmarosa, rosa, bergamota, ylang.... tangerina...etc.

Relaxa a mente, acalma agitação, frustração e irritabilidade.

Sendo uma flor, tem lá seu efeito afrodisíaco, mas pelo lado equilibrador e da segurança, ressaltando a espontaneidade e conectando com a sensibilidade emocional, estimulando a sede saudável por prazer e diversão e a habilidade de receber e saber dar e se expressar.

Pode ser usado por "workaolics" perfeccionistas, privados de imaginação, intuição e sensibilidade.

Bom, sendo tudo isto, podemos concluir que é um óleo indicado para casos de depressão, falta de auto-estima, transtorno bipolar, entre outros. Misturado em qualquer sinergia dá um caráter muito feminino e agradável. Complementar, idealmente, não como aroma principal.


Fonte:
- Mojay, Gabril - Aromatherapy for Healing the Spirit. Gaia Books, 2000. págs. 76 e 77.
- Reuniões na Aromaflora e experiências próprias.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.