quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Aromaterapia para Renovar




Aromaterapia para Renovar


O ano novo chega sempre com uma missão. De ser um ano melhor. Para alguns o ano passado deixará saudades e para muitos não. Uma coisa é certa. É preciso renovar. Jogar fora tudo que é velho. Reciclar. O futuro é agora e no futuro não há espaço para o antigo. Crenças, hábitos, comportamentos, estilo de vida. Tecnologia, esta nem se fale. E dentro de nós? Conseguimos acompanhar? Temos que acompanhar estas transformações? Minha resistência já está sendo vencida. Às vezes dá uma certa preguiça, mas temos que estar antenados!
O retorno às técnicas naturais de cura e prevenção de doenças vem na contramão desta tendência e auxilia na hora de contrabalancear seus efeitos negativos. Depressão, pânico, transtorno obsessivo compulsivo, de ansiedade generalizada ou alimentares, entre tantos outros problemas são decorrentes desta aceleração no estilo de vida das pessoas. Mas isto não nos impede de olhar lá no futuro e projetar para nós mesmos uma paisagem mais aprazível, mais agradável, mais feliz, mais aromática!
Para começar, sair da inércia. Não fazer nada simplesmente porque sempre foi assim? Não! Traçar objetivos claros e o que for inevitável, que tenha prazo para acabar. Aromas quentes e estimulantes como eucalipto, canela, cravo, canela, cedro e gengibre, além do manjericão para clarear a mente. Gosto muito da citronela para dar uma movimentada no cérebro, além de ser ótima para a criatividade! E misturo com outros aromas para amenizar o cheiro de repelente. Experimente com manjericão ou até com seu primo, capim-limão, que revigora e acalma os nervos ao mesmo tempo!
Planejar. Quem não planeja, não tem futuro, só o agora que daqui a pouco vira passado. Sentar, desligar da Internet e escrever (ou digitar!), botar no papel (na planilha!) tudo o que se pretende, a curto, médio e longo prazo! Para concentração, além da citronela para dar um gás, podemos usar e abusar do limão. Inalar nos difusores elétricos ou pessoais.
Executar! O pontapé inicial já foi dado. Basta começar a executar! Óleos essenciais da ação, como alecrim e hortelã-pimenta darão o gás suficiente para executar os passos do planejamento. Com calma, o hortelã abre os pulmões para respirarmos e jamais nos deixar levar pela pressa. Se for necessário inalar ylang-ylang para desacelerar caso tenha exagerado no passo! E lavanda para dormir e descansar divinamente!
Controlar. Nem tudo conseguiremos realizar, mas quando botamos no papel, já estamos informando o Universo de nossas intenções e certamente ele já dará uma ajuda para que as concretizemos! Principalmente se estamos no caminho certo, ele ajuda ainda mais. Se algo não está a contento, não é o final do mundo, pelo contrário, sinal que temos que corrigir a rota. Estar atento (alecrim) aos sinais que a vida dá para mudar, se for preciso. Mais uma vez o manjericão para clarear a mente ou o eucalipto! Capim limão para acalmar se for necessário. E cedro para fortalecer e encorajar!
O futuro a nós pertence. A cada um de nós. E com nossas missões e inspirações. Utilizar óleos essenciais é usar a natureza com sabedoria para focar nossos objetivos e concretizar nossas ações! Inpire-se, inale, escolha e aromatize o seu futuro!

Receitinha da semana:

Sinergia para o Futuro
30 gotas de citronela
10 goras de manjericão
40 gotas de limão
10 gotas de capim limão

Misture tudo e pingue 2 gotas no difusor pessoal 2 vezes ao dia


Beatriz Yoshimura, 03/01/2011, coluna escrita para a Nextel.
Contato: beatrizyoshimura@ig.com.br

Nenhum comentário: