quarta-feira, 27 de maio de 2009

Técnicas naturais contra a dor de cabeça


Seg, 25 Mai, 04h38
Por Daniel Galilea/ Agência EFE

A dor de cabeça, que afeta principalmente a população feminina, pode ter múltiplas causas, mas também há soluções eficazes para ela. Entre elas, remédios naturais, como as misturas de óleos essenciais ou diademas que massageiam as têmporas.

Já foram classificados mais de 150 tipos de dores de cabeça ou cefaleias. As mais frequentes são as primárias, ou seja, as que não se relacionam com lesões e são o problema único ou principal.

A dor de cabeça primária mais frequente é a cefaleia por tensão, que produz dor de tipo opressiva, moderada, afeta toda a cabeça, é de origem muscular e se deve ao estresse, ao cansaço, ao excesso de trabalho, à preocupação. A mais intensa é a cefaleia em cachos: uma dor intensa que afeta a região da testa e da órbita ocular. A segunda cefaleia primária mais habitual é a dor de cabeça comum: uma dor palpitante, que costuma afetar uma só parte da cabeça, se repete em intervalos e deteriora seriamente a qualidade de vida. Este problema afeta sobretudo as mulheres.

Segundo María Luz García Toro, farmacêutica e especialista em plantas medicinais, "nos casos de cefaleia por tensão, também chamada cefaleia muscular, o paciente sente uma dor contínua, que pode durar entre poucos minutos e vários dias e, em geral, não é acompanhada de outros sintomas". Esta cefaleia costuma estar vinculada com uma contração sustentada dos músculos da cabeça e do pescoço, devido a posturas incorretas, ao estresse ou ao cansaço, entre outras causas.
"Só um terço das pessoas que sofre de dor de cabeça vai ao médico, e o resto procura soluções na farmácia. Embora convenha lembrar que o abuso dos analgésicos pode ser prejudicial e se transformar na origem das dores de cabeça persistentes: dor de cabeça mais intensa acompanhada de outros sintomas, como vômitos e sensibilidade à luz".

Segundo a especialista, o uso de produtos baseados em óleos essenciais, quando surgem os primeiros sintomas, pode reduzir a aparição da dor de cabeça e sua intensidade. Os óleos essenciais são substâncias voláteis e de cor intensa contidos nos vegetais, tanto nas flores, folhas, frutos, sementes e raízes. São extraídos por destilação dos vegetais, por vapor de água ou por pressão.

A quantidade de óleo essencial obtida varia de acordo com a planta de origem: de 3 gramas a 3 quilos de óleo por 100 quilos de plantas. Também existem diferenças para uma mesma planta, segundo sua origem e maturidade no momento da colheita. Segundo a farmacêutica uma das combinações mais eficazes contra a dor de cabeça é a que inclui os óleos essenciais de alfazema e de menta piperita (hortelã). Estes produtos são aplicados sobre a pele, mediante pequenos movimentos circulares nas têmporas, na testa e na nuca.

O alívio tem perfume vegetal

"O óleo essencial de alfazema possui um perfume intenso e agradável conhecido por suas propriedades para favorecer o relaxamento. E o de menta piperita é muito apreciado pela reação de frio provocado ao seu contato, um efeito refrescante que induz uma anestesia local e limita a congestão ou o estado inflamatório dos tecidos subjacentes", segundo a especialista. Segundo o doutor Marc Schwob, presidente de uma associação que estuda o problema, "a dor de cabeça conta atualmente com tratamentos altamente eficazes e não se deve duvidar em procurar a ajuda médica e tratar-se, para que acabe o paradoxo de que a metade dos pacientes não se consulta, enquanto mais de 80% de quem o faz consegue ficar completamente aliviado".

De acordo com Schwob, "se a medicina dispõe atualmente de remédios muito sofisticados contra as crises de dor de cabeça, nem por isso é preciso esquecer os remédios antigos, naturais e sem efeitos colaterais". Na Antiguidade, os habitantes do Antigo Egito tratavam as dores de cabeça mediante a aplicação local de emplastros de argila úmida, misturada com ervas de virtudes terapêuticas, cujo efeito era comprimir os vasos, aliviando assim as dores.
"Em nossa época, podemos obter o mesmo efeito combinando a massagem e a aplicação de óleos essenciais de menta e alfazema nas têmporas, o lugar onde a dor de cabeça é mais intensa", assinala o especialista. As novas tecnologias também são eficazes para aliviar a dor de cabeça, de forma natural, como indica um recente estudo dos neurologistas Yousef Hmaidan e Carlo Cianchetti publicado no "Journal of Neurology", que demonstra a eficácia de aplicar pressão sobre as veias superficiais da têmpora para aliviar a dor de cabeça.

Este princípio é aplicado em um novo dispositivo com forma de diadema, cujos extremos curvos exercem uma pressão controlada no ponto onde se focaliza a maior sensação de dor, produzindo um grande efeito de alívio e reduzindo a moléstia em 90% dos casos.

O sistema, denominado "migracalm", se adapta à cabeça do usuário e tem um aro de controle para graduar a pressão segundo a intensidade da dor. Destaques:
- Nos casos de cefaleia por tensão, uma das mais frequentes, o paciente sente uma dor contínua, que pode durar entre poucos minutos e vários dias e, em geral, não é acompanhada de outros sintomas.
- A aplicação de óleos essenciais de alfazema e menta, quando surgem os primeiros sintomas, pode reduzir o surgimento da dor de cabeça e sua intensidade.
- Um novo dispositivo com forma de diadema, cujos extremos curvos exercem uma pressão controlada no ponto onde se focaliza a maior sensação de dor, produz um grande efeito de alívio.

Por Daniel Galilea




Comentário de Beatriz Yoshimura, aromaterapeuta: Assino embaixo. São os dois principais óleos essencias para dor de cabeça. Aliás, bem lembrado, vou usá-los agora! Vida de microempresária no Brasil não é brincadeira rsrs. Lembrando que uma das propriedades mais importantes, a meu ver, da mentha piperita é seu efeito antispasmódico, o que significa que relaxa os músculos tensos. Em casos de dor de cabeça por tensão, aliviando a musculatura do pescoço e da cabeça, a dor de cabeça passa rapidamente! Usem, pois dor de cabeça... tô fora!

3 comentários:

JO disse...

Fiz curso com BY SAMIA
em CURITIBA/PR
workshop - o OE q/ ela uso foi o HORTELA PIMENTA p/ efeito de LIMPEZA ... achei mto bom o aroma e quero continuar a estudar mais com vc ....
e-mail
tulio_joseane@yahoo.com.br
MSN
jo.tulio@hotmail.com

Beatriz Yoshimura disse...

Olá, Jo, te espero no curso do dia 24 de agosto!

Beijos

Bia

Anônimo disse...

Amiable post and this mail helped me alot in my college assignement. Say thank you you for your information.