sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Diário de uma Aromaterapeuta - 30/12/2016 - Mensagem e Ritual de Final de Ano





Hoje é o último dia útil do ano. E estou aqui no meu notebook, ouvindo um vídeo do Tony Robbins, de quem gosto muito. Foi minha irmã Elisa (sim, a que faz buffets maravilhosos, para todos os bolsos, sempre com o seu toque artístico que faz toda a diferença e torna qualquer evento inesquecível) quem me indicou. Vez ou outra assisto aos seus vídeos motivacionais. O primeiro que assisti foi no Netflix e se chama I´m not your Guru (Eu não sou seu guru, legendado) e achei muito  bom. Acho que sempre é legal este tipo de ferramenta (autoajuda) pois sempre há algo a se aprender, a começar por ter um pouco de humildade para querer aprender. O que estou assistindo no momento é um que se chama How to Understand Your Self. É em inglês, uma ótima oportunidade para treinar o seu! Não sabe falar inglês? Too bad! Eu colocaria nas resoluções de início de ano aprender a falar inglês. Porque não falar inglês é simplesmente algo inimaginável, com tantos cursos inclusive online por aí. Bom, eu só parei de assistir ao vídeo para escrever e nestes dias de recolhimento entre o Natal e Ano Novo tenho pensado no que escrever e se tinha algo realmente útil para tal. Eu ia gravar um vídeo, mas sem make-up não dá e tenho de aproveitar o momento. No vídeo do Tony Robbins, este último que mencionei, tem um monte de imagens de aurora boreal, lindo mesmo. E fiquei pensando que deve ser um orgasmo gigante e mega múltiplo ver uma destas ao vivo!


Mas o fim de ano chegou e sei que muitas pessoas ficam melancólicas. Nunca entendi muito, mas sei que muitos ficam tristes porque se separaram de seus pares ou porque não podem estar com seus filhos ou perderam os pais ou pessoas queridas. Ou também por terem brigado com seus familiares, o que é muito ruim. Também sei de pessoas com depressão que pioram seus estados no Natal. Mas também sei de gente que prefere ficar só, não por tristeza, mas por introspecção. Aí eu acho legal, momento para refletir, passar tudo a limpo e se planejar para o futuro e quem sabe, ser uma pessoa melhor.

Neste ano e já de algum tempo, venho pensando sobre uma série de coisas e cheguei a uma conclusão, não tão boa: as pessoas estão muito egoístas e cada vez menos altruístas. Eu acredito piamente que é preciso ser altruísta. Uma vida sem ajudar os outros não pode ter alegria, não pode ter felicidade. E eu vejo cada vez menos felicidade. Felicidade de verdade, felicidade real.  Bom, já que isto é um diário, posso falar aqui que vou interromper o papo-cabeça pra cozinhar um curry de peixe pra mim e para a minha mamis e volto já! Vai ser um peixe bem pensado rs.

Eis meu peixe abaixo, sem muito charme, admito, mas muito gostoso. Eu gosto de curry porque você pode colocar qualquer coisa lá dentro, joga um pó de curry, um leite de coco (no meu caso, porque adoro), um coentro, um cominho e fica tudo uma delícia. Neste foi tomate, cebola, pimentão, cogumelos, peixe pescada, sal do himalaia, alho, cebolinha e couve flor. Basta ver o que tem na geladeira de sobras. Esqueci a cenoura, que gosto de colocar raladinha.Teria ficado bom, também!


Neste meio tempo já fiz diversas coisas, como um demaquilante natural (uma embalagem spray de 30 ml, 10 ml de óleo vegetal - qualquer um prensado a frio ou extra virgem, 20 ml de hidrolato de néroli - ou qualquer outro que deseje, 2 gotas de óleo essencial de ylang ylang,  3 gotas de óleo essencial de palmarosa e 3 gotas de óleo essencial de sândalo amiris, todos porque eu quis e ficou bem cheiroso. Basta agitar antes de usar num quadradinho de algodão e remover toda a maquiagem, mesmo que pesada). Fiz também um aromatizador para o carro (para a minha cachorra não passar mal e vomitar), muito simples: um frasco pet de 10 ml ambar, 8 ml de álcool de cereais, 45 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta, 10 gotas de óleo essencial de capim limão e 30 gotas de óleo essencial de alecrim e uma tampa de alumínio ou de plástico daqueles de essência ou óleo essencial. Ah, e um pedaço de barbante. Misturei todos os ingredientes dentro do frasco e com o barbante, fiz uma espécie de pavio comprido dando algumas voltas no barbante de forma que apenas uma parte deste pavio fique pra fora do frasco. O resto fica dentro do frasco. A ponta pra fora do frasco não pode impedir que se feche o frasco com a tampa quando você e seu pet não estejam dentro do carro, para não desperdiçar. Ah, também um pedaço de barbante para poder amarrar o frasco no espelho retrovisor do carro. Basta pendurar este frasco no retrovisor (o de dentro do carro, por favor rs) e abrir a tampa quando desejar. Em pouco tempo o carro ficará bem cheiroso e seu pet bem tranquilo! Faça e me fale.

Antes de continuar, achei bem legal este videozinho, que o Henrique me enviou pelo Face, que tem tudo a ver com o nosso assunto:



Ah, agora que reparei que falei de dois assuntos ligados a peixe e acabei me lembrando de um vídeo também muito a ver com o assunto de hoje, também passado pela minha irmã, que é o Fish Love. Depois desta nunca mais vou falar que amo peixe... coitado do peixe, acabei de devorá-lo. Como posso amá-lo?


 "O amor de verdade é o amor que dá, não o que recebe". Simples assim. A maioria das pessoas hoje quer receber. Reclamaram o ano inteiro, coitado de 2016, nunca vi um ano tão escorraçado. As pessoas ficam felizes quando recebem algo, quando ganham alguma coisa. Uma promoção, um elogio, um presente, um prêmio na loteria. 2016 foi um ano fácil? Não, definitivamente não. Mas eu estaria sendo absolutamente ingrata se eu reclamasse dele. Ganhei experiência, ganhei batalhas, ganhei respeito, ganhei muitos novos colegas, ganhei até inimigos e inimizades, mas isto fez parte de uma limpeza necessária. Ganhei dinheiro? Sim, ganhei, mas isto foi consequência do meu trabalho. O dinheiro não pode ser um fim, mas sim, uma consequência. Só trabalho duro traz dinheiro? Não! Ter visão de longo prazo e saber empregar bem o dinheiro faz ele se multiplicar. Talento? Isto se adquire. Já perdi bastante dinheiro e inclusive em 2016 perdi algum sim. Mas não choro o "dinheiro" derramado. Apenas ganhei mais experiência em como não perdê-lo. Hoje em dia existem mil formas de você evitar um gasto. Nesta pegada, este ano para mim ficou marcado (entre outros fatos marcantes), pelo ano em que realmente aprendi a gostar de cozinhar. Veja bem: cozinhar é diferente de gostar de cozinhar. E já sabia cozinhar, mas hoje eu curto cozinhar. E cito alguns bons motivos para você cozinhar: 1) custo mais baixo, 2) comer o que se gosta. Acho bem esquisito quem cozinha só para se alimentar e não desfrutar. 3) comer saudável, obviamente se isto for algo importante para você. Óleo de coco, legumes e verduras orgânicas, quinoa, cuscus marroquino, curcuma, cominho, sal do himalaria, nozes, grão de bico, peixe, frutas.... tanta coisa boa e saborosa... como diz a gurua da alimentação saudável Sônia Hirsch, cozinhar é meditar! 4) ficar mais seletivo quando se sai pra comer fora. 5) dar valor ao dinheiro. Quando se compra os ingredientes, você - sem perceber - adquire um pensamento financeiro e pensa: por que comprar caro se posso fazer barato e melhor? Tudo, absolutamente tudo você começa a pensar mais monetariamente. E ao invés de ir a um restaurante caro e da moda, você passa a achar mais vantajoso comprar um ingrediente mais nobre e até mais caro, mas que vai te dar mais prazer. Alimentos orgânicos ou nobres mesmo. Quero ver chegar o dia em que comprarei trufas de verdade! Não vai demorar. Adoro! Bom, há "n" razões para se começar a cozinhar! Tempo pra cozinhar? Minha aluna Andrea Engracia achou um vídeo bem legal que pode ajudar quem acha que leva muito tempo. Eu tenho apoio da minha colaboradora Telma, que já deixa alguns legumes lavados e picados. Obviamente isto ajuda bastante. Não deixei de comer fora, mas quando como, gosto de restaurantes bom custo benefício, como o Mocotó, por exemplo, que é mega longe, mas tem pratos maravilhosos a preços bem razoáveis.



Este peixe deu pano pra manga. Voltando às pessoas e ao espírito de final de ano, eu acredito realmente que as pessoas estão bem perdidas. Valores invertidos (estristecedor ler uma reportagem que mostrou que as pessoas estão mais conservadoras e nem vou desejar que meus leitores me apoiem pois já vi que sou minoria. Podem atirar pedras!), falta de empatia, compaixão e solidariedade. Fora o consumismo nas alturas. Não se tem dinheiro, mas se gasta com tanta coisa desnecessária. Isto me deixa muito triste porque tudo isto tem tornado as pessoas cada vez mais infelizes. Digo e repito: não há como ser feliz sem olhar o próximo. E hoje eu sinto muito o que muitas pessoas que tem problemas com drogas e álcool sentem e que não conseguem resolver, porque há tempos que observo estas pessoas e percebo que elas "sentem" tudo muito. São pessoas muito sensíveis e que se drogam para não sentir tanto o sofrimento de uma humanidade inteira. Ninguém pode ser julgado e condenado por sentir muito e não saber o que fazer. É uma forma de fuga. Realmente não está fácil pra ninguém (virou até bordão!). O meu vício felizmente é o trabalho. E eu não consigo me ver fazendo outra coisa. No meu trabalho, eu não apenas emprego pessoas. O meu trabalho me possibilita estar em contato com muitas pessoas, que consigo ajudar de uma forma ou outra. Eu fico muito grata com o retorno delas, sejam por terem feito um curso (Aromaterapia que eu acredito e tenho absoluta convicção de que transforma a vida das pessoas, assim como transformou a minha); por terem recebido um conselho ou um atendimento gratuito, por terem assistido a uma palestra minha que inspirou a mudar ou até por ter levado uma "bronca" que, bem recebida, pode ajudar no crescimento pessoal. Gosto de indicar ou mesmo contratar profissionais em cujo trabalho acredito e sei que é uma boa forma de ajudar. É certo que também me decepcionei com vários, porque é incrível como há pessoas que você ajuda e depois querem continuar a serem ajudadas. Este é outro problema da humanidade. Muitas pessoas acham que pra ir pra frente, precisam ser puxadas ou empurradas. Existe uma preguiça sistêmica de pensar. Vitimismo. Quando se recebe ajuda, deve-se aproveitá-la, agradecer e tentar voo solo. Não ficar mendigando ajuda. 

Vibração, vibe. Sim, eu me incomodo muito com bad vibe, low vibe, energia negativa. Sai, exú! Para desejarmos que o mundo melhore, é imprescindível que a vibe do mundo mude. Escutar coisas do tipo: "nossa, você viu fulana, como envelheceu?" Ou como engordou!? Meu Deus. Eu fujo muito delas. Gente que por qualquer motivo é grossa ou reage de forma violenta. Isto não ajuda. Por que estamos tão reativos? Confesso que às vezes me deixo levar. Mas aí eu cheiro um óleo de gerânio, de bergamota, de sálvia-esclareia, de néroli ou de rosas e tudo volta ao normal. Precisamos deixar de ser tão críticos e apontar defeito em tudo e em todos.

E dentro desta good vibe, por que não podemos olhar mais para os outros? Olhar para o outro não significa dar esmola ou encher o lixeiro de caixinha no final de ano! Aliás, pedir caixinha acho de um péssimo gosto. É o mesmo que pedir esmola. Olhar para o outro pode ser tanta coisa. Hoje o que não falta é ONG pra você ajudar quem precisa. Tem gente que gosta de arrecadar alimentos e fazer cestas para doação. Tem quem curta ensinar idosos a ler, a usar um computador ou a fazer um patchwork. Tem pessoas (e incluo aí a minha mãe, que faz dois voluntariados por semana há mais de 15 anos) que se doa em forma de trabalho em hospitais e instituições de caridade. Só dar um Google e encontrará facilmente. Há profissionais que reservam um período por semana para doar o seu trabalho a quem não pode pagar, como a Turma do Bem, por exemplo, que oferece tratamento odontológico gratuito. Tem a Casa do Zezinho, que oferece atividades para mais de 1500 crianças de comunidades que jamais teriam sem uma ajuda deste tipo. A minha empresa - Aromalife, é uma das que colabora com a Casa. Eu mesma também ajudo. Em breve farei uma postagem só da Casa do Zezinho. Há diversas formas de ajuda. Não é só dinheiro. Outro local legal onde você pode doar o seu tempo é o VER, Voluntariado do Emílio Ribas, que sempre que possível, ajudamos doando óleos vegetais para massagem nos pequenos internos. O tempo que tantas pessoas perdem nas mídias sociais e nos grupos do WhatApp (meu Deus, quanta bobagem!) se bem direcionado poderia render muita satisfação pessoal. Doar-se nas mídias sociais também é uma boa. Muitas pessoas tem páginas ou blogs onde doam seu tempo e seu conhecimento pura e simplesmente para ajudar. Ontem eu participei de uma discussão muito legal no grupo Ginecologia Natural da queridíssima Karine Batista que tive a grande oportunidade de conhecer no curso de Formação de Facilitadoras em Ginecologia Natural. Neste grupo há muita troca e percebe-se que realmente as "manas", como elas gostam de chamar umas às outras, querem se ajudar, são muito gratas com tanta experiência trocada. Esta é uma das características que mais admiro no pessoal do meu mundo mais holístico. O olhar mais humano e acolhedor. Nos atendimentos gratuitos, uma das coisas que percebemos é isto: as pessoas sentem-se acolhidas e com uma esperança reacendida porque alguém se preocupou com elas.

Então, o que eu quero dizer neste post, é que as pessoas poderiam tentar ser mais altruístas que o sorriso vai retornar. Deixar um pouco de lado o bordão "Cansei de fazer pelos outros, preciso olhar para mim!" Fazer pelo outro não é carregar o outro. Podemos olhar para nós mesmos, lógico. Mas se não olharmos para o outro, o futuro será muito sombrio. Sem fazer apologia política, o que está acontecendo em nosso país é fruto disto. Todos querem chegar ao poder pra que? Pra conseguir vantagens. Situação ou oposição. Enquanto ser político for sinônimo de receber regalias, continuaremos aumentando a distância dos mais endinheirados para os mais necessitados. Num pais onde o Presidente precisa de 42 quilos de Nutella, como não querer que os mais desfavorecidos se rebelem por nem terem o que comer?

Na realidade, o dinheiro, desde que foi inventado só trouxe infelicidade pois foi desvirtuado. Basta fazer uma breve pesquisa para saber o motivo da infelicidade das pessoas e a maioria vai estar relacionada com a falta de dinheiro. Dinheiro nas relações humanas, quando não absolutamente acordadas (por contrato ou que valha) só traz desavenças. As pessoas tornam-se falsas. Os relacionamentos tornam-se interesseiros. Na época do escambo duvido que a coisa era assim. Lógico que sempre vai ter um querendo levar vantagem em cima do outro. Mas se eu preciso de uma galinha, eu não vou me importar de trocar por uma vaca, se eu tiver vaca sobrando.  Dar mais do que receber, qual o problema? Dar bom dia, dar um abraço, dar um ombro. Tanta coisa boa pra ser dar.

Não sou comunista, sou capitalista. Acredito que todos devemos ganhar dinheiro de forma justa e honesta. Não sou a favor de distribuir dinheiro. Isto é marketing pessoal. Fazer o bem significa doar-se. E só se doa quem tem. Quem tem amor, doa amor. Quem não tem não doa nada. Fish Love. 

E para não ficar sem algo para lavar a alma no final do ano, vamos a um ritual bem legal!




Receitinha:
2 colheres de sopa de sal (sal de cozinha, sal grosso, sal do himalaia)
1 pedaço de tecido de voal
1 xícara de pétalas de rosas desidratada (para o amor e perdão)
4 gotas de óleo essencial de alecrim (para energização e proteção)
5 gotas de óleo essencial de lavanda (para limpeza)
1 gota de óleo essencial de ylang ylang (para o amor próprio e perdão)
Colocar a rosa desidratada numa tigela. 
Em cima colocar o sal grosso e sobre ele os óleos essenciais.
Fazer um sachê com o tecido de voal. Ritual:  
Aplique Reiki (ou apenas energize com suas mãos emanando todo o amor que você quer dar ao mundo) no sachê. Medite por quanto tempo você quiser com todo este desejo e limpando seu coração de toda mágoa, raiva e sentimentos ruins, abrindo-se para o amor. 
Ferva cerca de um litro de água. Desligue o fogo.
Leve a água quente para o banheiro. Tome um bom banho. 
Coloque o sachê na água e espere chegar em uma temperatura segura na pele. 
Jogue o chá do pescoço para baixo, desejando que o mundo seja limpo de toda negatividade, dando lugar ao amor, muito amor. 
Depois você pode pegar o sachê e esfregá-lo sobre o seu corpo, meditando e mandando amor para o mundo inteiro. 
Depois descarte o  conteúdo do sachê e lave o tecido para poder reusá-lo em outra oportunidade. 

O meu desejo é que os relacionamentos sejam mais reais, menos digitais e virtuais. Desejo encontrar mais os que se importam comigo e faço aqui minha mea-culpa por não ter procurado os que eu amo, realmente não há desculpa. Desejo que as pessoas se aproximem por afinidade. E que elas se proponham a fazer o bem, nem que seja apenas um pouco, para começar. Porque este bichinho do amor quando pica, vicia e a gente não quer parar mais. Falando nisto, convoco aqui minhas voluntárias para a próxima ação em conjunto com a Regina Pastore, outra que se doa de forma muito doce aos idosos no Projeto Bem Viver, na Igreja São Judas, do qual já participei voluntariamente várias vezes. 


https://www.facebook.com/pg/projetoaromasdobem/photos/?tab=album&album_id=1244934988894777



Um Feliz 2017 maravilhoso para todos, com muito amor, muito perdão, muita leveza, empatia e solidariedade. Que todas as boas leis do Universo conspirem a favor de um mundo melhor!

Beatriz Yoshimura







 












quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Diário de uma Aromaterapeuta - 22/12/2016 - Leite de Rosas e Arroz




7:15
Empolgada com as dicas da palestra do Erick Schulz, da postagem de ontem  consegui dormir mais cedo (tomei duas cápsulas de passiflora que comprei quando de minha viagem para Abadiânia para conhecer o João de Deus e larguei o Don Drapper do Madman falando sozinho no Netflix!) e quando acordei saí pra caminhar até a Aromalife, cerca de 1,5 km para, de lá, pegar a bike e ir até o consultório de minha ginecologista.  Definitivamente preciso de uma gineco para chamar de minha. Nada contra esta (já foi uma nova tentativa), mas também nada a favor. Muito simpática, explicando que os meus exames estavam ótimos e que ia começar bem o ano e dando orientações legais para me prevenir contra a osteopenia fazendo caminhadas e musculação, mas só. A começar pela frequência de visitas ao consultório, que já "marcou" para daqui uns 11 meses. De acordo com minha amiga e gineco Bel Saide, não há necessidade desta frequência anual, se a gente mesmo se auto examina e se observa. Outro ponto é que ela realmente não se interessava por nada que eu dissesse, como por exemplo, quando mencionei que não tinha intenção de fazer reposição hormonal. Basicamente me ignorou. Sua secretária foi quem realmente estava interessada no meu trabalho (aromaterapia) para poder usar com a filha, para prevenir a TPM, quando ela entrasse no período fértil. Até comentei que consegui suavizar os sintomas da menopausa (fogachos, insônia, cansaço), só com uso de óleos essenciais. Ignorou-me completamente. Sou invisível. Bel, querida médica GO que mora no Rio, por favor, venha logo pra Sampa pra visitarmos juntas o Coletivo Feminista, que deve ser muito legal. Sei de uma colega que trabalha lá, a Nathalia. Quero conhecer o trabalho dela também! Caso alguém deseje saber que óleo usei para amenizar os sintomas da menô, foi apenas um, o de Sálvia-esclareia, apenas diluindo em gel de aloe vera e passando no ventre toda santa noite. Praticamente os sintomas sumiram de imediato! Ufa!

10:30h


De volta a Aromalife, lembrei que havia deixado arroz de molho em hidrolato já que meu leite de rosas e arroz havia acabado. Ai, que delícia, eu amo!!! Quem quiser anotar a receita:

1 xícara de hidrolato (usei metade de rosa e metade de néroli)
meia xícara de arroz (usei o arroz japonês, mas pode ser o branco normal. O integral não sei, porque não fiz)
Deixei de molho dentro da geladeira, dentro de um frasco de vidro. 

De manhã bati ambos no liquificador, na velocidade máxima por cinco minutos. 
Coei na panela furada e saiu um leite bem branquinho. Coloquei dentro do frasco spray e este dentro da geladeira. Isto faz com que não estrague e é uma delícia borrifar no rosto para limpar com um pedaço de algodão todo dia de manhã antes de fazer a make-up. 

E, ainda, com o que sobrou na panela furada, o resto do arroz, deixei secar ao sol (dentro da panela furada mesmo para não entrar sujeira) e depois pilei dentro de uma xícara e o que restou é um pó de arroz (literalmente) que vou adicionar no meu creme anti-rugas que ganhei de minha querida aluna Cibele, de Natal. 

Este leite (ou água) de arroz é receita antiga da vovó para remover manchas de pele! E eu adoro!!

Acho que por hoje será só, afinal, hoje é o último dia último do ano e coisa pra fazer é que não falta!

Desejo a todos um Feliz Natal, com muita comida saudável, mas sem exageros, porque o Natal também precisa ser sustentável, sem desperdícios. Eu farei uma salada de grão de bico, com muito coentro e cominho e alguma sobremesa vegana! E desejo que em 2017 continuemos com muitos óleos essenciais para alegrar a nossa vida e tornar tudo muito mais leve e agradável!

Beijo grande a todos! Obrigada por acompanharem o blog!

Beatriz Yoshimura



PS: Ah, querido diário (rs), eu esqueci de falar que ao acordar, antes do primeiro xixi, removi uma compressa com argila verde que fiz na noite anterior (porque senti que estava com uma infecção urinária, com ardor ao final de todo xixi que fazia no dia de ontem). Esta compressa eu fiz simplesmente misturando uma boa colher de sopa de argila verde com hidrolato de tea tree até formar uma pastinha e com a ajuda de uma quadradinho de algodão, acomodar esta portinha da periquita  protegendo com um protetor diário na calcinha. Pronto, foi o suficiente para não sentir mais incômodo. Vejam a dica da Gineco Bel Saide em sua página do Facebook.

Diário de uma Aromaterapeuta - 19/12/2016 - Capim limão e Obesidade na Ayurveda I


 Resultado de imagem para lemongrass heart

 0:00h

Dormir com o delicioso aroma de capim limão é sempre uma boa. O que eu não imaginava é que ele é útil até na hora de namorar! O ylang ylang eu já sabia e sempre falo que é o óleo da Marta Suplicy na sua infeliz colocação em plena crise aérea (em 2007 quando era Ministra do Turismo), quando sugeriu aos passageiros : "Relaxa e goza!". E certamente o capim limão é famoso por suas propriedades sedativas dos nervos. Mas eu nunca havia usado com a finalidade de ter uma noite amorosa inesquecível. E nem era este o meu objetivo. Eu só queria ter uma boa noite de sono! Afinal, fim de ano no comércio é sempre estressante. Pois bem! Acho que era o que eu estava precisando para levar a cabo o conselho da Marta! E ainda, de quebra, acabei lembrando de uma sinergia que já fiz e gosto muito, que é:

1 gota de OE de capim limão
1 gota de OE de patchouli
3 gotas de OE de gerânio bourbon
5 gotas de OE de bergamota

Podem fazer! É deliciosa esta mistura. Pode-se variar os óleos de gerânio e bergamota para mais, mas não o de capim limão e patchouli, que são muito intensos!

19:00h

Grupo de estudos Ayurvedica Erick Schulz


http://www.nowmaste.com.br/como-tratar-a-obesidade-por-dr-jose-rugue/

Assistimos juntos a palestra do Erick Schulz, da Naradeva Shala cujo tema foi "

Como a rotina saudável contribui ao combate da obesidade e manutenção de um bom peso" que passou no Congresso de Ayurvedica. O tema do Congresso inteiro foi Obesidade, que é algo que aflige a muitos hoje em dia. 

Foi bem legal e resumindo, ele iniciou listando 3 pontos importantes antes de enumerar as rotinas sugeridas. O primeiro ponto é que não há um padrão hegemônico na Ayurveda. Ou seja, não adianta decretar que a obesidade é um problema do dosha Kapha, que tem a ver com o fogo digestivo (agni), que tem a ver com as excreções, pois pode ser muita coisa, pode ter a ver com alguma doença, etc. O segundo ponto é o que ele chama de transplantação cultural e religiosa, onde muitas vezes comemos algo que não é da nossa cultura, não é do nosso país. Comemos alimentos congelados, ignoramos a época do ano ou os alimentos que são de cada estação, fora que o acesso aos alimentos orgânicos ou de boa qualidade ainda é muito limitado. O terceiro ponto tem a ver com a mitos e verdades na Ayurvedica. Ele afirma que quando seguimos dietas que se divulgam por aí, deixamos de lado a individualidade de cada pessoa, como por exemplo ao recomendar tomar água morna com limão em jejum para desintoxicar. Pela Ayurvedica, a obesidade é resultado da desarmonia entre os doshas. Ele sugere que se raciocine mais ayurvedicamente. Eu concordo!

Em termos de obesidade, ele fala que é importante, também, observar: 1) onde começou (que parte do corpo), 2) como e quando começou e 3) por que começou. Observar as rotinas, horários de alimentação, atividade física, histórico familiar, ou seja, investigar como se desenvolveu a obesidade.

Ainda ele deu algumas dicas:

 1) Preguiça - eliminar a preguiça, que impede o corpo de eliminar as toxinas.

2) Tempo - reservar um tempo para algo tão importante. 

3) Eliminar o "não gosto de fazer" que seja sacrifício, que seja exercícios. 

4) Eliminar o "não estou acostumado"... tente!

5) Eliminar o "já fiz e não resolveu".... perseverar!

6) Aceitar que pode demorar a dar resultados. 

7) Esforçar-se. 

 

Enfim, listou as rotinas saudáveis:

1) Considerar cada ser individualmente. O que funciona para um pode não funcionar pra outra e vice versa.    

2) Ingerir alimentos naturais, da estação e da região. 

3) Só comer com fome "real", respeitar o organismo. 

4) Comer alimentos leves à noite. Nada de proteínas animais.

5) Aprender quais alimentos eliminar, mesmo que naturais.     

6) Realizar atividade física moderada, nada muito exaustivo. 

7) O detox só vai funcionar se fizer manutenção depois. 

8) Entender que obesidade não tem a ver só com a alimentação, mas também outros fatores como falta de atividade física, doença, etc. 

9) Dormir bem. 

10) Ter paciência, muita calma. 

 

Você pode estar confuso, porque praticamente ele não falou quase nada de Ayurvedica. E não mesmo. Mas ele deixou claro que os outros 12 palestrantes com certeza o farão e que ele gostaria de falar algo diferente. Estou aguardando ansiosamente para as demais palestras que assistirei com meus alunos. 

 

Em seguida eu e meu grupo de estudos da Aromaflora, discutimos o que cada um faz ou não faz e foi muito produtivo. 

Para mim, vou ver se utilizo os óleos essenciais para ajudar nestas rotinas. Para a rotina 3 - só comer com fome "real", vou tentar inalar óleos que reduzam a minha ansiedade, como bergamota, gerânio, litsea cubeba, rosa, jasmim, ylang ylang, manjericão.... talvez nos horários antes das horas da fome?? tipo umas 10:30h, umas 16:30h e umas 22:30h? rs sei lá, vamos tentar!

Para a rotina 6, inalar bastante alecrim ao acordar e me matricular em uma academia para começar 2017 com alguma atividade. Terceira tentativa, vamos ver!

Acredito que um dos meus maiores problemas é a rotina 8 - dormir bem. Durmo cerca de 4 a 5 horas por dia e vivo cansada. Quem sabe eu consiga ir pra casa mais cedo, ou seja, largar o trabalho mais cedo. E começar a relaxar com óleos de tangerina, litsea cubeba, petigrain, capim limão para ter sono mais cedo e quem sabe, melhorar esta minha rotina doida. 

Ter paciência? É, a rotina 10 é muito importante. Talvez fazer a respiração 478 com maior frequência e com óleos de hortelã-pimenta, ylang-ylang, cipreste... 

 

Bom, por hoje é só. Vou tentar aplicar a rotina 8! Boa sorte para mim e para quem quiser perder peso também!

 

Beatriz Yoshimura