sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Feliz 2012 com mais Empatia

Feliz Ano Novo com mais Empatia


Empatia. Um conceito bastante recente embora tenha um significado bem antigo que implica em uma pessoa se colocar no lugar de outra e sentir o que a pessoa sente, seja dor ou prazer. Num mundo bastante individualista, que prega o enaltecimento do “eu”, a empatia parece um tanto demodê - fora de moda. Assim como o afastamento da Natureza, que os óleos essenciais ajudam a resgatar, é preciso resgatar a empatia, trazer o altruísmo de volta, o olhar para o outro.

Em épocas de redes sociais expondo e invadindo a nossa vida e a vida alheia, percebe-se mais nitidamente este comportamento. Pessoas que afirmam “estar cansadas de pensar só nos outros”, justificando assim uma atitude mais egoísta (“preciso pensar mais em mim!”) e recebendo o apoio de tantos outros insatisfeitos com a própria vida. E assim vão endurecendo seus corações, criando armaduras contra “as forças do mal” que estão sempre a espreita. Está na hora de um basta. Está na hora das pessoas serem mais jasmim!

O jasmim, esta florzinha branca tão delicada e tão poderosa! Cor branca da paz e de uma pureza como um espírito deve ser! O jasmim traduz completamente o significado de empatia. Inalar seu aroma nos conduz a um estado de leveza tão grande, que é capaz de amolecer os mais petrificados corações. Em conjunto com sua ação afrodisíaca, não apenas um tônico sexual, possui o poder de harmonizar o prazer físico com o afeto. Sua fragrância acolhedora permite que o coração flua através dos sentidos sem medo ou sensação de vulnerabilidade, permitindo a confiança e a entrega.

Além disto tudo, seu aroma denso, floral e penetrante traz conforto ao coração, agindo sobre estados de ansiedade, tensão nervosa e depressão. Um gota de seu óleo essencial é capaz de verdadeiros milagres, desmanchando a armadura de pessoas muito controladoras e insensíveis, impacientes por acreditar que as pessoas devem seguir o que mandam. O jasmim ajuda a tirar o centro do universo do umbigo destas pessoas.

E quantas pessoas você consegue imaginar que precisam de ao menos um jasmineiro em seu jardim? Comece por você mesmo, abra seu coração, comece a imaginar o mundo sob a ótica do outro e consiga um pouco mais de paz de espírito e quem sabe assim, um pouco mais de humanismo para que o nosso mundo, mesmo que através das redes sociais – hoje tão inevitáveis), seja um mundo mais harmonioso?


Receitinha para o começo do ano

10 gotas de óleo essencial puro de jasmim
100 gotas de óleo essencial de palmarosa
Misturar tudo num frasco de conta gotas de 5 ml e pingar no aromatizador pessoal uma vez ao dia. Suficiente. Creia, faça e verás!


Beatriz Yoshimura, 21/12/2010, coluna escrita para a Nextel.
Contato:
beatrizyoshimura@ig.com.br