sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Aromaterapia para os pequenos



















Hector Landaeta/Stock Photos


Tratar os pequeninos com Aromaterapia é tão simples e agradável que até parece brincadeira de criança! Eles respondem rapidamente e aderem com facilidade a esta prática tão diferente dos medicamentos a que estão acostumados.

Muitos criam até traumas relacionados a hospitais, seringas... Logicamente que cada caso é um caso e certamente há vezes em que não devemos titubear e levá-los ao pronto socorro ou ao pediatra regular.

Como sempre digo, a melhor forma de tratamento é a prevenção. Com crianças, é igualmente válido, senão até mais, porque ver uma criança doente, amuada, sem querer brincar é de cortar o coração de qualquer pai ou mãe. Fora o trabalho que dá sair para buscar criança doente na escola, enfrentar fila em hospital, contratar babá ou avó... Então, como evitar tudo isto? Prevenindo!

Criança começou a frequentar escola, é “de lei” – vai pegar gripe do amiguinho no inverno! Então, começou a esfriar, basta pingar uma gota de óleo essencial de eucalipto globulus no agasalho, todo dia, até o tempo melhorar. Ou umas 5 gotas no difusor elétrico no quarto na hora de dormir, também muito útil em casos de bronquite, ajudando a expectorar e permitir a respiração mais livre.

Óleo essencial de citronela no quarto à noite ajuda a repelir os indesejáveis

pernilongos. E um repelente também a base de citronela e lavanda pode ser útil em viagens. Confira receita de repelente ao final do artigo!

Ah, outro óleo essencial indispensável em viagens é o de hortelã-pimenta, que merece um destaque especial. Por suas qualidades antiespasmódicas, ou seja, por acalmar contrações musculares, o hortelã-pimenta é útil inclusive em cólicas em recém-nascidos, soprando em um lencinho de papel para que o bebê inale uma pequena quantidade para aliviar o desconforto. É a única forma que indico o uso de óleos essenciais até os três meses, pois nesta fase o seu fígado ainda é imaturo.

Em viagens longas, para aliviar enjoo também se pode inalar hortelã-pimenta. Inalar sempre, pois é um óleo muito forte para aplicação na pele. Uma gotinha num lenço de papel, sem encostar no nariz é sempre útil e fácil. Em cólicas intestinais traz alívio imediato, ajudando a acalmar e liberar gases. Para crianças com dificuldade ou letargia para estudar, este óleo ajuda a clarear e estimular a mente. Pode ser misturado ao óleo de limão, que ajuda na concentração. E naqueles com respiração obstruída ao dormir, é uma opção ao eucalipto, com aroma mais agradável, permitindo o sono tranquilo.

Crianças agitadas são o mais comum hoje em dia. Para acalmar, haja expediente! Lavanda nelas! Para ajudar a pegar no sono ou mesmo acalmar durante o dia ou num ataque de histeria, basta pingar duas gotas de lavanda na blusa ou no travesseiro. Pode-se misturar com óleo de laranja no quarto antes de dormir, tranquilizando e permitindo um sono tranquilo e reparador.

Em casos de criança agressiva, pode-se apelar para óleo essencial de capim limão, que seda os nervos e é antidepressivo. No difusor elétrico, não na roupa.

Para cortes e feridas, bem como para picadas de insetos, é básico ter o óleo de lavanda à mão, podendo ser usado puro na pele. Único que se pode fazer isto.

E para nariz sangrando, uma mistura de 3 gotas de gerânio em uma colher de sopa de óleo vegetal de copaíba, aplicando-se em um pedaço de algodão e colocando no fundo da narina é garantia de estancamento na hora.

Um óleo essencial que geralmente não se usa em crianças é o melaleuca ou tea tree, originário da Austrália. Muito indicado em casos de sapinho e moluscos contagiosos, este exigindo curetagem para sua remoção como método convencional. Ao invés disto, basta passar com cotonete o tea tree que em poucas semanas as lesões começam a secar e a sumir, para grande alívio dos pais e das crianças. Esta doença, apesar do nome, é provocada por um vírus e é muito comum nos pequenos. Quando em adultos revelam um estado imunológico muito baixo. Também se pode usá-lo em feridas e cortes, limpando e impedindo infecções. Em dores de garganta ou dor no dente ou aftas, basta pingar uma gota num copinho de água e fazer gargarejo. O gosto é ruim, mas o resultado uma maravilha!Cuidar para a criança não engolir!

De qualquer forma, usar óleos essenciais exige certo conhecimento e cuidado, além da certeza da procedência, que pode comprometer, caso seja de origem duvidosa. Ideal é ter a orientação de um especialista na área. Assim, tanto crianças quanto pais podem se beneficiar de forma prática e segura.

Óleo repelente

100 ml de óleo de andiroba
20 gotas de óleo essencial de lavanda
20 gotas de óleo essencial de citronela

Beatriz Yoshimura, 26/08/2010, coluna escrita para a Nextel.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Perfume de Mulher

Imagem: Philippe Ramakers/Stock Photos

Soa quase como um eufemismo, pois perfume é algo inerente ao ser feminino. Na época do homem das cavernas, antes mesmo dele se tornar um bípede, ele já sentia a presença de uma fêmea pelo seu cheiro, assim como fazem os bichos ainda hoje! Ao longo da história, é comum ver inscrições de mulheres e seus vidros de perfume, bem como são notórios casos de mulheres famosas como Cleópatra, que seduziam seus amantes usando como apelo o perfume!

Então, aromas produzidos com o intuito de atrair ou mesmo disfarçar sempre estarão ligados à alma feminina. Homens podem até usar um bom perfume, porém nas mulheres é que se percebe um tom mais apelativo, mais instintivo, mais animal! A escolha pode ser até inocente, mas o efeito jamais será indiferente.

E os diferentes aromas podem estar ligados a diversos fatores e épocas, mesmo porque mulher é um ser cíclico, não há porque cobrar estabilidade de nós, mulheres! Cada mês, cada dia é diferente, cada hora do dia idem! Somos movidas pelo bailar dos hormônios, que estão intimamente ligados aos humores. Há mulheres que usam apenas um perfume, todo santo dia, como que para marcar a personalidade, o que pode até acontecer, já que um determinado perfume, combinado com o cheiro natural individual cria um terceiro aroma. Isto significa que um mesmo perfume, em duas mulheres diferentes, podem resultar em fragrâncias diferentes. Isto também significa que o nosso cheiro individual é que caracteriza nossa personalidade, é o que nos faz diferentes uma das outras, em nossas essências!

O mais interessante, porém, é adequarmos o perfume a nosso estado de espírito, de forma a preferencialmente, melhorá-lo. Ou seja, se estamos meio estressadas, escolher aromas calmantes e relaxantes, como lavanda e cítricos. Se estamos mais tristonhas e desanimadas, aromas revigorantes como capim limão e equilibradores como gerânio e rosa sempre renovam e dão um "up". Cansaço e letargia pedem sálvia esclaréia, hortelã e alecrim, que estimulam e levantam qualquer astral, inclusive em épocas de baixa resistência imunológica. Já quando estamos meio frias, meio distantes dos homens, sem interesse sexual ou por relacionamentos, nada mais gostoso do que o ylang ylang, que é um forte afrodisíaco e calmante do coração, bem como o jasmim e a flor de laranjeira, estes dois nobres ingredientes dos melhores perfumes franceses! Também pode-se usar as especiarias orientais, todas aquecedoras e elevadoras, como cravo, canela, gengibre, cardamomo! Tudo isto elevado a taxas exponenciais quando estamos na TPM. Nesta época, para algumas mulheres, até o próprio olfato fica mais sensível ainda. Então, o jeito é não abusar dos aromas muito fortes!

Ser mulher definitivamente, não é nada simples! Mas também, quem quer cair na mesmice? Tudo bem que não precisamos de extremos, precisamos buscar sempre o famoso equilíbrio, mas sem perder a essência de mulher! E quanto a isto, há mulher para todos os gostos. Mulheres meigas e bem femininas, que combinam com aromas florais e frescos; mulheres fortes e decididas, que podem usar de aromas mais incisivos como os florais orientais e os de condimentos. Há mulheres tímidas e inseguras, que podem tentar aromas mais expressivos como grapefruit e funcho doce e as tagarelas e ansiosas que combinam bem com capim limão, litsea cubeba e néroli. E para cada uma destas mulheres, há o tipo de homem certo, com seus aromas e seus jeitos particulares.

Nesta dança dos sexos, é importante cada um se posicionar em seu lugar. As mulheres podem continuar independentes e poderosas, mas ainda sim, femininas, cuidadosas e delicadas no lidar, no olhar, no beijar, no amar! Esta é a essência feminina, o perfume de mulher, o perfume que inebria os homens mais durões e nos faz sentir... mulher! Mulheres maduras, mulheres alegres, mulheres atentas, mulheres inquietas, mulheres modernas, mulheres lindas, por dentro e por fora. Mulheres cheias de amor para dar, com disposição e energia para contribuir para melhorar cada vez mais o mundo em que vivemos, hoje dominado por homens e até mulheres que agem mais pela força do que pelo coração, como pode e deve ser.

Receitinha

Perfume de mulher

10 ml de jojoba
5 gotas de óleo essencial Bio Essência de Rosa
5 gotas de óleo essencial Bio Essência de Cardamomo
2 gotas de óleo essencial Bio Essência de Patchouli
8 gotas de óleo essencial Bio Essência de Grapefruit

Misturar tudo e passar um pouquinho atrás das orelhas.

Beatriz Yoshimura

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Aromaterapia e a pele – 2

Imagem: Crystal Woroniuk/Stock Photos

São tantos os problemas de pele e está cada vez mais comuns as pessoas terem e aceitarem como algo também comum. Só que quando um problema de pele eclode é sinal de que há problemas mais profundos que estão emergindo na superfície, então devemos parar e tentar descobrir o que o nosso corpo está querendo dizer. Isto faz parte da chamada consciência corporal. Conhecer o próprio corpo e respeitá-lo, não o judiando com nossos pensamentos não saudáveis e tentando alcançar equilíbrio emocional.

Logicamente, quando temos um problema de pele, devemos descartar possibilidades como alergias a alimentos, cosméticos, pelos de animais, medicamentos, tecidos, etc. Mas olhar para dentro de si, “escutar” o corpo, analisar a mente - o estado emocional em que nos encontramos - facilitará identificar o que o corpo está tentando “gritar” através da pele. Na psicossomática, já existem até as causas de cada tipo de doença cutânea, algumas que seguem abaixo.

A psoríase, de acordo com um estudo, incomoda mais do que asma, diabete ou bronquite de tanto que afeta a vida da pessoa. E já é sabido que o estresse é um fator desencadeante deste mal, que em grande parte das vezes é hereditário. Desta forma, podemos tanto inalar óleos sedativos dos nervos como o capim limão, lavanda, laranja e ylang-ylang ou manjerona quanto passar na pele um gel para acalmar a reprodução das células da pele e diminuir as inflamações, contendo óleo vegetal de prímula ou de copaíba, hidrolato de lavanda (até pura) e óleo essencial de lavanda e/ou gerânio. Tentar inalar óleos antidepressivos e equilibradores para evitar a depressão e ansiedade também vai acelerar o desaparecimento da psoríase.

Outro incômodo de pele é a caspa, ou dermatite seborréica no couro cabeludo. Também causada por estresse em indivíduos geneticamente predispostos, tem períodos de melhora e piora. Para acalmar, podemos usar os mesmos óleos para acalmar a psoríase, mas no couro cabeludo podemos usar óleos para diminuir a oleosidade, tais como cipreste, sálvia esclaréia e patchouli, bem como este último e óleo de tea tree se a causa for fungos. Um bom shampoo, numa embalagem de 200 mililitros de base neutra, pode conter 10 gotas de óleo de tea tree, 15 gotas de óleo de cipreste, 5 gotas de óleo de patchouli e 10 gotas de óleo de lavanda para dar uma suavizada. Finalizar com hidrolato de tea-tree após a lavagem em todo o couro cabeludo.

Queda de cabelo também é outro problema igual aos demais acima - por predisposição genética e estresse. Mais uma vez este danado, que vem prá gente aprender a nos cuidar! Consciência corporal, não é? Então... queda de cabelo também! Além dos problemas que geram o estresse, temos que cuidar para não perder nossos preciosos fios de cabelo! Ai, que estresse! Não podemos nos deixar levar e piorar a situação! Então, precisamos mais uma vez nos acalmar com os óleos citados lá em cima e usar outros óleos para aumentar a circulação sanguínea do couro cabeludo, pingando 10 gotas de óleo de alecrim (não hipertensos e epiléticos) 20 gotas de óleo de cedro atlas e 10 gotas de óleo de ylang-ylang em 200 ml de base de shampoo neutra. Finalizar com hidrolato de alecrim em todo o couro. Ás vezes só afetando a nossa aparência para que resolvamos melhorar nossa qualidade de vida! Quem sofre deste mal que o diga, não é mesmo?

Infelizmente a saga não termina por aqui. Ainda há outros problemas de pele que nos deixam de cabelo em pé! Basta escolher! Brincadeiras à parte, fiquem atentos à próxima coluna e de olho no espelho do quarto e no espelho da pele, que reflete nossa mente e nossas emoções. Num caso muito marcante, um senhor com herpes zoster e seu filho diabético e com psoríase me procuraram para "formular" um creme para seus males da pele e com tal urgência (leia-se impaciência) que não quiseram me esperar preparar e levaram apenas ylang-ylang e um aromatizador pessoal, com a recomendação que usassem apenas uma gota três vezes ao dia. Qual não foi meu presente atrasado de Natal no dia 31 de dezembro receber uma ligação deste senhor, agradecendo pela cura! Buscar a cura é o primeiro passo e já representa metade dela. Inalar óleos essenciais pode representar a outra metade. Pense nisto!

Beatriz Yoshimura, 04/08/2010, coluna escrita para o Portal Você em Equilíbrio da Nextel.