quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Aromaterapia e a pele

Imagem: rickfurb's/Stock Photos

Praticamente todas as pessoas têm algum tipo de problema de pele durante a vida. Entre as funções da pele a principal é a proteção do corpo contra agentes externos. Mas também serve para refletir nossa saúde. Cuidar da pele ajuda a pele em suas funções e a manter uma aparência saudável. Nossa pele é um de nossos principais cartões de visita! E nem sempre damos a devida importância a ela.

Quando estamos saudáveis, nossa pele é corada e com brilho. Quando não nos alimentamos ou estamos estressados, a pele também sofre, pois ela interage com diversos órgãos, dando dicas do que pode estar acontecendo internamente. Devemos, pois, ficar atentos a qualquer alteração nessa nossa capa protetora. São diversos os problemas que afetam a pele, desde uma simples acne até câncer de pele, que pode ser evitado com visitas regulares ao dermatologista.

Sendo a pele nosso maior órgão do corpo, além de possuir fácil acesso, utilizar óleos essenciais tanto para prevenir quanto para tratar torna-se algo simples e agradável. E, como as moléculas dos óleos essenciais são muito pequenas, elas penetram na pele por simples difusão, isto é, basta que encostem na pele, para que consigam penetrar facilmente, como se tivessem um passe livre.

Entretanto, para maior absorção com segurança e menor desperdício (óleos essenciais são preciosos e por vezes caros), devemos sempre diluí-los em bases neutras, como óleos vegetais ou bases cosméticas, desde que não contenham óleo mineral, que bloqueia os poros da pele, impedindo sua perfeita absorção. Apenas poucos óleos podem ser passados diretamente na pele como, por exemplo, a lavanda, em casos de feridas, picadas de insetos, queimaduras e hematomas. O óleo essencial de tea-tree ou melaleuca também pode ser usada em indivíduos que não tenham pele muito sensível. Este é um óleo muito indicado para diversos problemas, como veremos adiante.

Um problema muito comum na adolescência e em mulheres em algumas ocasiões como na TPM é a acne, que é responsável pela maior quantidade de queixas nos dermatologistas e que pode deixar cicatrizes, prejudicando principalmente a auto-estima de quem é acometido por elas de maneira severa. Uma vez instalada a acne, podemos fazer um pequeno curativo com óleo de tea-tree diluído em óleo vegetal de calêndula numa proporção de cinco gotas para uma colher raza de sobremesa. Apesar de ser um óleo vegetal o óleo de calêndula puro é secativo e cicatrizante, ajudando a regredir a inflamação e a infecção, devendo ser aplicado umas duas vezes ao dia, até desaparecer. Para prevenção, pode-se aplicar um gel com 18 ml de hidrolato Bio Essência de alecrim, 6 ml de óleo vegetal de calêndula, 6 gotas de óleo de lavanda, 6 gotas de óleo de cipreste e 12 gotas de óleo de tea tree Bio Essência, tudo diluído em 36 gramas ou duas colheres de sopa de gel neutro base. Pode ser aplicado diariamente, tanto de dia quanto à noite. Este mesmo gel, se misturado uma pequena quantidade de argila verde Panizza, até adquirir uma consistência cremosa, pode ser aplicado na forma de máscara facial, protegendo-se os olhos, por cerca de vinte minutos, removendo com água corrente e depois usando o gel sem argila.

Outro problema que incomoda as pessoas é a micose, uma infecção por fungos, obrigando muitos a tomarem medicamentos antifúngicos fortíssimos, muitas vezes sem efeito. Da mesma forma que a acne, prejudica a aparência física e detonam a auto-estima. Neste caso, aplicar o óleo de tea-tree Bio Essência puro na pele pode ser bem eficaz em pessoas que não tenham pele sensível. Caso possuam, é ideal diluir em algum óleo vegetal, como o de copaíba, por exemplo, na ordem de 5 gotas para uma colher de sobremesa. Como alternativa, pode-se usar o óleo de cravo Bio Essência.

Cuidar da pele é de grande importância, porém, cuidar de nosso interior ainda é a melhor opção. Se estivermos equilibrados emocionalmente, com o sono em dia, boa alimentação e praticando alguma atividade física, nossa resistência física aumenta, reduzindo a chance de doenças oportunistas se instalarem em nosso corpo. Lembrem-se do provérbio 'mens sana in corpore sano' – Mente sã em um corpo são!

Beatriz Yoshimura, 27/07/2010, coluna escrita para o Portal Você em Equilíbrio da Nextel.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Aromaterapia para a paz de espírito

Imagem: Alex Bramwell/Stock Photos

Paz de espírito. Quem tem? Bom seria responder: eu, tu, ele, nós, vós, eles! Quase um artigo de luxo, a paz de espírito está desaparecendo na mesma medida em que é cada vez mais necessária! Mais do que um artigo de luxo, deveria ser encarada com um objeto de desejo! Sim, precisamos correr atrás dela e jamais deixá-la escapar!

Tem vezes que já não sei mais qual é o mal do século, se é o estresse, a ansiedade, a solidão, o pessimismo, o pânico, a depressão, as alergias... basta dar uma busca no Google! Perceba o que todos estes “mal-do-século” tem em comum. Muito simples! Todos tem um componente mental fortíssimo, ou seja, o mal do século é a mente! A menta agitada, intranqüila, em desequilíbrio é que provoca todos estas doenças. Doenças mentais, que nos cegam, judiam do corpo, contaminam o ambiente à nossa volta e envelhecem, dão rugas! Sério! Acreditem!

Depois não adianta reclamar de falta de memória, insônia, olheiras, acidentes. Sim, acidentes! Quem já caiu na escada ou deu com a cara no chão ou torceu o pé, assim, do nada? Ou perdeu a chave ou mesmo o caminho de volta para casa? Tente lembrar: onde estava a tua mente? Pois é! Em tempos onde o próprio tempo parece ter encolhido e as responsabilidades se reproduzindo feito coelho, não é de se espantar que as pessoas estão cada vez mais aéreas e robotizadas, dirigindo no piloto automático, sem nenhuma paixão, sem prazer, sem tesão de viver! Uma gota de ylang-ylang para começar! Pingue uma gota na palma da mão, feche as duas mãos fazendo uma conchinha, feche os olhos e inale! Uma, duas, três vezes! Situe-se no aqui e no agora! Abra os olhos! Acorde para a vida!

Exercite a mente! Equilíbrio interior é básico para se atingir metas. Aliás, você tem metas? Você tem objetivos? Não? Então, faça uma meditação. Num difusor elétrico, pingue 4 gotas de sândalo amiris para pacificar a mente, 3 gotas de hortelã-pimenta para abri-la e 2 gotas de cardamomo ou cravo para inspiração, criatividade. Ah, e 3 gotas de grapefruit para dar uma animada! Feche os olhos, pense onde gostaria de estar, com quem e fazendo o que, até que sinta que seu coração está feliz.

Agora, situe-se no presente. Se você está lendo esta coluna, faça apenas isto. Nada mais. Se você está conversando com alguém, olhe nos olhos desta pessoa e lhe dê toda a atenção do mundo. Se estiver comendo, reverencie sua refeição. E se estiver ouvindo uma boa música, sorria! Porque boa música é um presente dos deuses! Ouça, aproveite. Uma ou duas gotas de bergamota no aromatizador pessoal e dançar de olhos fechados! E sorrindo! Não tem preço! Experimente!

Quanto ao futuro e quanto às preocupações, eles virão de qualquer jeito. Então, já que não temos bola de cristal, só nos resta planejar, executar e controlar! Ter as rédeas da situação! Mostrar quem é que manda, nem que seja apenas no próprio nariz, que já é tudo de bom! E, aliás, mandar o nariz inalar óleos essenciais é um poder e tanto! Escolher se equilibrar e lustrar a auto-estima com rosa marroquina, se tornar uma pessoa mais sensível com um jasmim e mais leve com a lavanda, mais poderosa com o patchouli e mais segura com o cedro! Saber usar a Natureza em nosso favor!

E sempre com o objetivo de encontrar a paz de espírito, não se deixar acelerar com a pressa alheia. Muito pelo contrário, tentar fazer com que o mundo desacelere um pouco, puxando o freio de mão, engatando a primeira marcha, aproveitando a vista, a brisa, os aromas, as boas companhias, o sol, nem que seja atrás das nuvens... dar uma parada para respirar. Abraçar, beijar, olhar e amar! É do que o mundo precisa. De amor! Lembrando que quando estamos fazendo a coisa certa, o coração estará tranqüilo! E nossa respiração também! Então, comece a exercitar, agora mesmo! Fiquem em paz!

Receita da semana:

Spray para a Paz de Espírito

120 ml de Álcool de cereais
20 gotas de óleo essencial de Sândalo Amiris Bio Essência
10 gotas de óleo essencial de Hortelã Pimenta Bio Essência
10 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang Bio Essência
20 gotas de óleo essencial de Limão Bio Essência

Misturar os óleos essenciais no álcool de cereais e colocar numa embalagem spray. Se quiser, pode-se acrescentar 15ml de hidrolato de rosas Bio Essência para suavizar. Borrifar no ambiente a vontade.

Obs: óleos que inspiraram esta coluna, no aromatizador pessoal: alecrim, cravo, grapefruit e limão.

Beatriz Yoshimura, 20/07/2010, coluna escrita para o Portal Você em Equilíbrio da Nextel.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Curso Oráculo dos Aromas – uma viagem através das cores e das cartas do Tarot

São Paulo (SP), 22/10/2010, das 9h às 18h

Com Gorethi Moura

Aromaterapeuta credenciada pela Aromaflora, terapeuta floral, taróloga, especialista em terapia de Família e de Casal pela UFPE e terapeuta comunitária pela UFC.
Professora do curso de extensão em Aromaterapia pelo departamento de Enfermagem da UFPE.
Autora do livro “Caminhos da Aromaterapia – experiências lidas, vividas e experienciadas”

Conteúdo:

Simbologia das cores e dos 22 arcanos do Tarot;
relação destes instrumentos com os óleos essenciais;
utilização do oráculo dos aromas (baralho de 48 lâminas com as imagens das plantas dos OE, nome científico dos mesmos, afirmações e palavras-chave)

Certificação Aromaflora

Local: Aromalife (Rua Conde de Irajá, 65 – Vila Mariana)
Investimento: R$ 170,00 (cento e setenta reais)
Inscrições e informações pelos telefones: 11-5082-2128 / 5573-1965

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

“Terapia com Aromas” – Modulo I – Aromaterapia Básica

Docente Cecília Ghiraldelli

Curso com 8 horas
Certificado pela Aromaflora
Dias 27 de setembro de 2010
das 9 as 18 horas

Local: Buona Vita Ribeirão Preto-SP
Rua Conde Afonso Celso, 504 - Boulevard

Informações:

Buona Vita - Telefone (16) 3637-4961
adriana_buonavita@hotmail.com ou
cecilia_essencial@hotmail.com

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Banhos aromáticos

Michaela Kobyakov/Stock Photos

Brasileiro que é brasileiro gosta de um bom banho! E não apenas um ao dia!Costume adquirido dos povos indígenas, o banho tem como objetivo a higiene pessoal, além de relaxamento, tratamentos musculares ou estéticos e purificação energética.

Nas antigas civilizações, egípcios, gregos e romanos também eram grandes apreciadores de banhos, que podiam ser realizados publicamente ou dentro de casa. Em Roma, eram muito comuns as discussões políticas e sociais dentro das termas, bem como as orgias.

O Japão é outro país com o hábito do banho incorporado ao dia-a-dia, o que tornou popular o uso dos ofurôs – os banhos de imersão em banheiras com água muito quente até a altura dos ombros. Toda casa possui um ofurô e uma pequena sala de banho, onde é realizada a assepsia antes do banho de imersão com uma pequena ducha. Todos tomam o banho de ofurô na mesma água, a começar pelo pai, seguido pelo filho homem, a mãe e a filha mulher. E posteriormente a água ainda é reaproveitada, como por exemplo, para a lavagem de roupa!

Mas nem todos os povos apreciam um bom banho! Infelizmente, teve época em que a Igreja Católica proibiu a prática do banho, que acreditava “amolecer” a alma! Os banhos só foram retomados como medida de prevenção de doenças e higiene pessoal depois de muitas mortes por conta justamente da falta de higiene! Ainda hoje em países europeus como França, Inglaterra e Portugal, o banho não é uma prática freqüente!

A adição de ingredientes no banho também é coisa antiga, como pétalas de flores – hoje há agrotóxicos nas plantações de flores, o que torna inviável seu uso no banho, a não ser as de cultivo próprio ou orgânico. Já o uso de óleos essenciais, além de seguro, é bastante simples e acessível! Pode-se também adicionar ervas e sais e tornar o banho uma prática ao mesmo tempo terapêutica e prazerosa!

Um banho pode ser simplesmente relaxante para nosso estresse do dia-a-dia! Há diversas combinações para esta finalidade, como, por exemplo: 2 gotas de óleo essencial de ylang ylang, 5 gotas de óleo essencial de laranja e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Ou 2 gotas de óleo essencial de patchouli, 3 gotas de óleo essencial de manjericão e 5 gotas de óleo essencial de patchouli. Sempre diluindo em uma pequena colher de sobremesa de óleo vegetal de maracujá ou outro óleo vegetal a escolha.

Já um banho para dores musculares e reumáticas é de grande valia, aliviando e relaxando a musculatura. Se realizado com freqüência, melhora e muito a qualidade de vida. São necessários óleos essenciais com propriedades analgésicas e antiinflamatórias. Uma boa receita leva 2 gotas de óleo essencial de camomila, 3 gotas de óleo essencial de lavandim e 3 gotas de óleo essencial de manjerona, em uma colher de sopa de óleo vegetal de arnica ou canela.

Para quem quer imitar Cleópatra e preparar um banho afrodisíaco, pode “apimentar” este hábito tão prosaico adicionando 2 gotas de óleo essencial de cardamomo, 2 gotas de óleo essencial de ylang-ylang e 5 gotas de óleo essencial de sândalo amiris diluídos em uma colher de sopa de óleo vegetal de amêndoas.

Em momentos em que é preciso um estímulo a mais, uma revigorada, podemos preparar um banho “levantador” de alto astral, misturando 2 gotas de óleo essencial de capim limão (nunca mais do que 2 gotas, pois este óleo é muito forte na pele!), 3 gotas de óleo essencial de grapefruit e 3 gotas de óleo essencial de cipreste em uma colher de sobremesa de óleo vegetal de maracujá.

Preparar banhos aromáticos já é, por si só, um ritual na escolha dos óleos, podendo-se fazer combinações próprias e de acordo com o que se pretende para o momento. O cuidado que temos que ter é se a pessoa possui pele sensível, devendo-se reduzir as quantidades de óleos à metade. Outro cuidado é com a pressão arterial baixa: neste caso, devemos manter uma temperatura mais próxima da do corpo, para evitar tonturas.

Para quem vai realizar banhos em casas de banho, clínicas terapêuticas ou estéticas, o mais indicado é se profissionalizar, possibilitando criar centenas de misturas aromáticas levando-se em consideração a pressão arterial, condições de pele, gravidez e outras condições de saúde!

Ademais, o banho é uma prática extremamente saudável e prazerosa que pode ser realizada de forma individual ou coletiva, na procura de paz interior, relaxamento ou para melhorar os relacionamentos de uma forma bastante íntima e natural, nos aproximando de nossos entes queridos e da Mãe Natureza!

Beatriz Yoshimura, 13/07/2010, coluna escrita para a Nextel