sexta-feira, 25 de junho de 2010

Aromaterapia e Bom Humor

Billy Alexander/Stock Photos

Com tantos afazeres, contas a pagar, trânsito parado, crise mundial, competição no mercado de trabalho, desastres naturais, violência, política nacional e mais um sem número de assuntos desagradáveis, ando me perguntando.... Será que dá para manter o bom humor? E me respondo, não sem antes pensar um pouco... “Sim, dá sim... e com um simples segredo... com muito bom humor!”

Pois é. Motivos não sobram para “fecharmos a cara”! Porém, por mais auto-ajuda que seja a Lei da Atração, temos que admitir que cara feia não atrai nada de bom. Quem já viu alguém falar assim: “Ah, mas com certeza o garçon vai esquecer de passar o meu pedido para a cozinha!” E ele realmente esquece... entre tantos outros exemplos que vemos no dia-a-dia! Da mesma forma, quando sorrimos e damos bom dia, certamente, receberemos de volta! Leveza! É o que precisamos neste caos do nosso cotidiano! Bom humor! Que tal começar agora? Sorria!

Na Aromaterapia, é praticamente impossível ficar imune aos aromas e seus efeitos psicológicos. Cada um com suas propriedades, que acalmam, equilibram ou estimulam. Mesmo para melhorar o humor, é preciso saber escolher! A Universidade de Ohio fez um estudo onde se mostrou que o óleo de limão melhora o humor, diferentemente do óleo de lavanda, que não fez diferença. O limão é um óleo cítrico dos mais leves e suaves em seu aroma. Extremamente desintoxicante do organismo e precioso nos estudos e trabalhos que exigem concentração, o limão tem o poder de ordenar e limpar os pensamentos. Talvez por isto seja bom em casos de mau-humor, onde os pensamentos certamente não são dos melhores! Ele também ajuda a eliminar raivas não expressadas, melhora a capacidade de comunicação e integração interpessoais. E, olhem só, que maravilha – ajuda na tomada de decisões!

Além do limão, percebo que há diversos óleos que ajudam a nos deixar mais leves em nossos ânimos, bastando apenas inalá-los: bergamota, ylang-ylang, capim limão, litsea cubeba, rosas, grapefruit. Aliás, devemos tomar cuidado com este último, o grapefruit, que tem fama de estimular a fala, sendo algo euforizante! Então aqueles que já tendem a falar demais devem tomar cuidado com ele, dando preferência ao cipreste, que é mais equilibrador!

De qualquer forma, a melhor coisa a se fazer é testar. Cheirar, brincar, observar o humor, sorrir e lembrar que de bom humor nos abrimos ao novo, ao belo, ao leve, ao céu, à vida! E que, se assim fizermos, quem sabe não contaminamos as pessoas à nossa volta, numa ciranda de bons aromas, cores coloridas, sabores inusitados, sons celestiais e muitas coisas boas mais?

Beatriz Yoshimura, em artigo escrito para a Nextel

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Aromaterapia para concentração

Piotr Bizior/Stock Photos

Em dias de múltiplas tarefas e responsabilidades, tanto nossas quanto de nossos filhos, quem consegue começar algo e ir até o fim sem interrupções? A longo prazo, além da sensação de frustração, esta falta de disciplina pode aumentar o estresse e a queda no rendimento.

Com tantos recursos de comunicação, qualquer pessoa pode ser acessada a qualquer momento, tornando quase obrigatório atender aos chamados instantaneamente. Email, telefone, msn... e por aí vai. É preciso muita concentração para começar uma tarefa e finalizar sem deixar “rabos”!

Felizmente, com o uso de óleos essenciais, esta tarefa fica um pouco menos árdua, porque os aromas dos óleos essenciais inalados vão diretamente para o cérebro, melhorando suas funções.

Um óleo essencial básico para estimular e manter a concentração é o limão siciliano. Trabalhos como digitação ou correção de trabalhos, escrita, análise de contratos ou mesmo simples lição de casa das crianças costumam ser otimizadas apenas inalando o óleo de limão em aromatizadores pessoais ou difusores elétricos. Para mentes congestionadas, que não conseguem memorizar mais nada, pode-se acrescentar o óleo essencial de hortelã-pimenta que além de estimular o cérebro, irá melhorar a respiração, ajudando a irrigar também o cérebro.

Também não podemos deixar de lado óleos que acalmam os nervos, baixando a ansiedade e dando uma boa revigorada, porque muitas vezes estamos por demais agitados, precisando dar uma assentada e render mais. Inalar óleo de capim limão ou litsea cubeba neste momento pode ser bastante útil para preparar para o trabalho árduo. Bergamota é outro óleo essencial que cumpre esta função com aroma mais suave e extremamente antidepressivo, auxiliando caso a tarefa em questão não seja das mais agradáveis, que digam as crianças!

Caso o caso seja mais grave, como em casos de sono atrasado, cansaço extremo e com a necessidade de rendimento, pode-se apelar, caso a pessoa não seja epilética, hipertensa ou esteja sob tratamento homeopático, para o óleo essencial de alecrim, que é extremamente estimulante do cérebro e da circulação sanguínea em geral. Para quem vai virar madrugada preparando palestra ou um trabalho inadiável, este é o óleo ideal.

Todos estes óleos essenciais devem ser usados corretamente, sem exagero. Porém o maior aliado ainda será a disciplina, organizando e planejando os afazeres e classificando-os em escala de prioridade, para não se ter aquela sensação de que as tarefas nunca têm fim!

Receitinha da Semana

Sinergia para trabalhar com concentração e autoconfiança:

50 gotas de óleo essencial de Limão Bio Essência
10 gotas de óleo essencial de Hortelã-Pimenta Bio Essência
20 gotas de óleo essencial de Cedro Bio Essência

Misturar todos os óleos em frasco com gotejador e pingar 2 gotas no aromatizador pessoal ou 10 gotas no difusor elétrico no ambiente de trabalho ou no quarto de estudos.

Beatriz Yoshimura, 13/4/2010, coluna escrita para a Nextel

domingo, 13 de junho de 2010

Curso de Aromaterapia em Niterói


LOCAL: Logos Estudos e Consultoria – Icaraí, Niterói – RJ – Brasil
TEL de CONTATO: 21 2711-6066 (Nelma Guerra)
E-MAILs: nelmaguerra5@uol.com.br
SERÃO 2 SÁBADOS COM OITO HORAS DE DURAÇÃO CADA.

CONTEÚDOS:
Curso Básico de Aromaterapia – 16H
OBJETIVOS: Trazer as bases fundamentais na compreensão e perfeita utilização de óleos essenciais, ácidos graxos e demais matérias-primas e técnicas da aromaterapia; Fornecer ao aluno um panorama detalhado do mercado e das técnicas associadas; Permitir que o aluno possa produzir com qualidade e segurança produtos de aromaterapia para utilização pessoal ou profissional; Conhecer os principais óleos essenciais e óleos gordos utilizados no mercado europeu e mundial para a prática de aromaterapia, inclusive com sua descrição geral e propriedades terapêuticas.
PROGRAMA:
• Bases de Aromaterapia
• Aspectos históricos e panorama mercadológico atual;
• Noções botânicas e farmacológicas;
• Generalidades sobre óleos essenciais e óleos carreadores:
- Formas de extração de óleos
- Características fisico-químicas
- Óleo essencial x essência
- Óleo carreador não refinado x refinado
- Propriedades terapêuticas gerais
• Veículos empregados em aromaterapia;o
• Formas de administração terapeutica de óleos;
• Descrição e propriedades específicas de cada um dos óleos estudados no curso (cerca de 50 tipos).
• Lei das sinergias;
• Taxas de Evaporação;
• Limitações e Contra-indicações;
• Formulações básicas;
OBS: Durante o curso são aplicadas dinâmicas e práticas diversas; Todos as preparações ocorridas em aula ficam com os alunos; Rica apostila e certificado inclusos.
Site dos cursos de Aromaterapia do Prof. Arnaldo: Clique aqui
INVESTIMENTO:
R$300,00 que poderão ser divididos em 3 vezes com cheques pré datados.
FACILITADOR:
terapeuta corporal e naturopata
ARNALDO V. CARVALHO

Autor do livro: “Shiatsu Emocional”, fundador e administrador do site e blog Aromatologia e Aromaterapia. Ministra cursos relacionados à saúde natural, inclusive aromaterapia, em diversos estados do Brasil e exterior.