sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Perguntas que recebo

Às vezes recebo perguntas que podem ser de muitas pessoas. Portanto, responderei aqui nesta seção!



FRAGRÂNCIAS AFRODISÍACAS



Prezados,
Gostaria de trabalhar em minha futura loja com aromatização de ambientes. Será um diferencial para o meu mercado em foco.
Gostaria de saber se vocês tem fragrâncias afrodisíacas para ocasioes sensuais.
Me fale um pouco.
Agradeço
Ana



Resposta: Os aromas naturais afrodisíacos geralmente são ou de flores - mais intimistas e sensuais, ou de especiarias - mais quentes e estimulantes, ou de madeiras - mais masculinas e envolventes. São exemplos... rosa, ylang ylang, jasmim, flor de laranjeira ou néroli, cravo, canela, alecrim, cardamomo, sândalo...


Para o trabalho de aromatização ambiental, sugiro 2 opções:

a) Contrate um especialista que poderá desenvolver um aroma exclusivo de acordo com os objetivos almejados e o orçamento estipulado, sendo de valor de investimento mais alto devido a quantidade de horas na criação e manipulação dos aromas e devido ao alto grau de conhecimento adquirido em especializações na área e à expertise adquirida.

b) Realize um Curso de Aromaterapia para aprender sobre as propriedades de cada aroma de forma a desenvolver um que vá de encontro às suas necessidades e uma Oficina de Aromaterapia Ambiental para aprender as técnicas de como escolher e dosar os aromas bem como saber identificar as situações onde utilizar a aromatização, tanto para uso pessoal quanto profissional. Tem menor valor de investimento e permite a criação ilimitada de aromas.


O uso de óleos essenciais no ambiente pode melhorar o humor, a concentração, o sono, a disposição para o amor, o apetite, a assepsia... são tantas possibilidades! Basta saber usar! Ou contratar quem saiba!


Os cursos são realizados no Atmam Espaço Vivencial - http://www.atmam.com/ e a consultoria é oferecida por Beatriz Yoshimura - bia@aromalife.com.br .


GEL PARA DRENAGEM E GEL ESFOLIANTE

"Olá, Beatriz, gostaria que você me desse umas dicas de Gel para drenagem e Gel Esfoliante"


Resposta: Olá, Cláudio, para esta e para outras receitas, clique neste link e envie um email com seu nome, email, sua atividade e de onde me conheceu, que ao enviar, você recebe uma resposta automática com diversos protocolos, olha só que chique?!!! Abraços, Beatriz



quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A ingestão dos óleos essenciais é segura?

Apesar de ser uma técnica utilizada em alguns países, como a França, a ingestão de óleos essenciais não é indicada para pessoas que não tenham conhecimento profundo em Aromaterapia. Mesmo na França, os óleos essenciais são prescritos como se fossem remédios e apenas por médicos e profissionais habilitados. Para produzir um litro de óleo essencial, são necessários dezenas ou centenas de quilos da planta. Esse fato já demonstra o quão concentradas são essas substâncias.

Além disto, cada óleo essencial é composto por dezenas de componentes químicos – alguns extremamente irritantes em contato com a pele. Através da ingestão, o óleo essencial entra em contato com membranas mucosas são muito mais sensíveis e suscetíveis à irritação.

Existem outras formas de tratamento interno que não incluem a ingestão dos óleos essenciais. Por meio da massagem, o óleo essencial é capaz de penetrar na pele, entrar na corrente sangüínea e atingir o órgão desejado. Porém, mesmo quando utilizado desta forma, deve ser sempre diluído em óleo vegetal ou creme de base vegetal.

De acordo com o livro "Essential Oil Safety", de Robert Tisserand e Tony Balacs, "é recomendável que os óleos essenciais, para serem tomados oralmente para propósitos médicos, sejam apenas administrados por médicos ou profissionais que tenham alto conhecimento de toxicologia de óleos essenciais" (pag. 32-33). "Uma desvantagem da administração oral é que alguns ingredientes de óleos essenciais podem irritar a membrana gastrointestinal (...) cujo efeito pode ser imprevisível (...) podem induzir a náuseas”.

“Alcoolismo, uso de anticoagulantes (como aspirina), problemas de coagulação, amamentação, câncer, cirrose, endometriose, epilepsia, febre, glaucoma, hemofilia, hepatite, problema nos rins, gravidez, lupus erimatosos sistêmico, problema na tiróide" (pag. 230-231) – para todas estas condições existem alguns óleos essenciais contraindicados, segundo alguns especialistas inclusive para uso externo (massagem, inalação, compressas, etc.). Porém, por via oral, a taxa de absorção do óleo essencial é muito maior (e, logicamente, mais arriscada). Como aromaterapeuta, eu não recomendo o uso por quem não tenha conhecimento suficiente para tal ou não esteja apoiado por um profissional habilitado.

O próprio Robert Tisserand, em correspondência sobre esse assunto (18/11/2009), assinalou as principais contraindicações na ingestão de óleos essenciais:

1) Pode haver interação medicamentosa caso você esteja tomando outras medicações;
2) Se você estiver grávida, pode atingir o feto;
3) O óleo essencial pode não estar diluído em uma substância apropriada para isso;
4) Você pode não estar tomando a dose correta, ou no período apropriado de tempo;
5) Se você tomar um óleo errado ou adulterado, poderá causar danos à saúde.

De acordo com Tisserand, é comum acontecerem erros na dosagem quando se trata infecções com óleos essenciais – ou usar um óleo essencial oxidado, o que pode levar a diversos problemas como reações na pele, efeito terapêutico nulo e etc. “Eu conheci uma pessoa que tinha pneumonia, decidiu se tratar com óleos essenciais e faleceu”.

Beatriz Yoshimura, TIDHA (Tisserand Institute Diploma in Holistic Aromatherapy)bia@aromalife.com.br.