quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Mídia - Programa Charme

Adriane Galisteu recebe especialistas em Aromaterapia Terça-Feira, 06 de Junho de 2006 às 13:29
O programa Charme com Adriane Galisteu desta terça-feira, 06 de junho, às 17h15, debate o tema "Aromaterapia" com a especialista em perfumes Adriana Franconeri e a aromaterapeuta Beatriz Yoshimura. Um papo sobre zooterapia com o biólogo e veterinário Rogério Sicchieroli. E para finalizar, um link especial mostrando as novidades da Casa Cor 2006. "Charme com Adriane Galisteu" vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT.
Por: Redação http://home.areavip.com.br/noticia.html?id=9518

Mídia - Aromaterapia para Grávidas

Qualquer mudança nos faz passar por uma fase delicada de adaptação. A gravidez é uma delas, mas, antes de tudo, é uma experiência encantadora. Confira aqui.

05/09/2007 - Aroma especial - Cheiros agradáveis ajudam a nova mamãe a se sentir tranqüila e relaxada

Durante a gravidez, o organismo da mamãe passa por incríveis transformações para poder fornecer um desenvolvimento mais saudável e tranqüilo ao nenê. E, nessa adaptação maravilhosa, alguns hormônios podem deixar a mamãe um pouquinho mais sensível a determinados aromas. Por isso, alguns cheirinhos suaves podem ajudar a proporcionar uma ótima sensação de bem-estar e aconchego.
Ter enjôos durante os três primeiros meses da gravidez é normal, segundo o ginecologista e obstetra Tsutomu Aoki, diretor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de São Paulo. "As alterações hormonais fazem com que as gestantes fiquem com os sentidos mais apurados", justifica o especialista. Apesar disso, segundo Aoki, não é possível prever quais tipos de aromas podem causar enjôos, pois isso varia de gestante para gestante. "Vale lembrar que, após o quarto mês, isso desaparece", complementa o ginecologista e obstetra.
Para ajudar a aliviar um possível desconforto, um ambiente com aromas agradáveis pode ser fundamental para a nova mamãe se sentir tranqüila e relaxada enquanto espera a chegada de seu bebê. Afinal, como bem lembra o psicólogo José Henrique Volpi, "é por meio do olfato que incorporamos o meio externo para nosso mundo interno, o mundo das emoções, das memórias e dos afetos".
Exatamente por causa disso é que os aromas de frutas ajudaram a consultora Natura Cecília Reche Garcia, 46, moradora de Realeza (PR), a gravar boas memórias da gravidez. Para ela, o cheiro de laranja-lima, pêssego, banana e outras frutas foi excelente durante a gestação. "Os aromas dos chás de capim-limão, erva-doce, camomila e outros também foram muito bons", revela.
Isso também pode ser bom para o nenê, pois, conforme o psicólogo José Henrique Volpi, dentro da barriga da mamãe o olfato dele vai sendo estimulado pelo líquido amniótico e o nenê registra emocionalmente as sensações. "A história emocional de uma pessoa inicia-se bem antes do nascimento", explica o profissional. E, em breve, mamãe e bebê vão poder sentir o cheirinho um do outro e perceber a intensidade do lindo vínculo que os une.
Relaxamento perfumado - Conheça alguns aromas indicados para ajudar a promover o bem-estar da gestante:
  • Passiflora: extraído da semente de maracujá, possui propriedades suavizantes e calmantes.
  • Lavanda: ajuda a gestante a relaxar.
  • Tangerina: estimula a alegria e o bom humor.
  • Camomila: promove o relaxamento e diminui o estresse.
  • Ylang ylang: acalma a ansiedade.
  • Cedro: combate o medo.Bergamota: ajuda na depressão pós-parto.
  • Hortelã: auxilia no combate a azia e enjôos.

Indicações de Beatriz Yoshimura, aromaterapeuta formada pelo Instituto Tisserand (Londres). Observação: consulte sempre um especialista para saber quais aromas e óleos podem ser utilizados durante a sua gravidez.

Fonte: http://www.mamaeebebe.com.br/


segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

O que estou lendo

1) Simplesmente deve haver dezenas de livros começados e ainda não terminados. Não por falta mas sim por excesso de interesse!
O que peguei para ler no metrô hoje foi o Medical Aromatherapy, de Kurt Schnaubelt e fui direto para o capítulo de Odores que fala bastante da perda da importância do sentido do olfato com a crescente valorização da visão e audição na mídia. E, em conseqüência disto, a perda da identidade das pessoas. E por aí vai... (a continuar!)