segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Dica de Leitura - Deixa Sair

Tenho diversos livros que comecei a ler. Um deles é o "Deixa Sair", de minha querida e admirável Sonia Hisch.

Reproduzo aqui a primeira página deste livro. O máximo é que ela, assim como eu, tem o objetivo de difundir idéias e experiências e, como autora de diversos livros que eu tenho o maior prazer de vender na Aromalife, ela permite a livre reprodução do que ela publica no site dela, o http://www.correcotia.com.br/. Segue... e se der vontade, leiam o livro inteiro.... já estou na metade!

"Se deixas sair o que o que está em ti
o que deixas sair te salvará
se não deixas sair o que está em ti
o que não deixas sair te destruirá"
Jesus, segundo Tomé

A cena se passou num terreiro de umbanda. Corria a sessão normalmente quando alguém veio avisar ao Pai José que tinha uma velhinha passando mal. Pai José mandou trazer a velhinha – uma senhora pequena, magrinha, de seus 70 anos, com cara realmente de estar nas últimas. Sentaram-na numa cadeira. Pai José olhou, mediu, se concentrou, de repente perguntou baixinho pra ela: Suncê peida, filha?
A velhinha, agoniada, olhou em volta pedindo ajuda. Alguém traduziu: Ele quer saberse a senhora solta gases! A velhinha, agoniada que estava, mais ainda ficou.Pai José pediu então para fazerem um chá bemforte de dente-de-leão, e enquanto isso colocou sua mão direita vibrando em direção à barriga da velhinha. Veio o chá, ela bebeu, e momentos depois soltava uma sonoríssima torrente de puns – e sua expressão foi se aliviando, as cores voltando, e ela começou a sorrir para o Pai José.Que sorriu de volta e comentou: Tem que peidar, né, filha? Senão, esse gás aí dentro vai fazer suncê sair voando pelo céu antes da hora...

sábado, 27 de outubro de 2007

Eventos Passados - III Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais






10/11/2005 - III Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais. Palestra "Óleos Essenciais - Aromaterapia", que pode ser baixada clicando sobre o nome da palestra.















-Dra.Bárbara Lajus (ABIFRA)
-Dra. Marcia Ortiz Mayo Marques
-Priscila Botelho (Bio Essência)
-Beatriz Yoshimura (Aromalife)
-Dr.Lauro E. S. Barata (Instituto de Química, Unicamp)


Um dos eventos mais importantes dentro do mercado de óleos essenciais, que envolve não apenas aromaterapia, este estimado em menos de um porcento dentro do mercado total de óleos essenciais, que englora perfumaria, flavorizantes, alimentos, cosméticos, etc.


O tema Aromaterapia foi pela primeira vez abordado neste III Simpósio e sua mesa redonda teve discussões um tanto quanto acaloradas e produtivas. Uma das polêmicas foi acerca da ingestão, tema que tenho uma visão bastante restritiva e que pretendo abordar num outro tópico! Esperamos que este tenha sido apenas o primeiro Simpósio a tratar da Aromaterapia de forma séria e que outras discussões sejam levantadas!


O IV Simpósio de Óleos Essenciais acontecerá de 7 a 9 de novembro, em Fortaleza/CE e é organizado pela PADETEC.

Ficha OE (Óleos Essenciais) - GERÂNIO


O gerânio é uma flor extremamente aromática, tanto suas flores quanto suas folhas. Existem variadas espécies dele, mas outra hora comento mais sobre elas. A idéia é depois compilar as fichas de cada óleo essencial aqui publicado. Até lá, vou colocando as idéias e experiências vividas.

O aroma do gerânio é bastante floral e feminino e possui uma energia fresca, úmica. Por isto, abaixa calores e inflamações, relaxa os nervos e acalma a ansiedade, ativando o Qi do Pâncreas e do Baço, sendo assim indicado para quem tem diabetes.

Sendo refrescante, acalma gastrites, colites. Indicado também para problemas de pele como psoríase, eczema, acne, impetigo, pé de atleta, etc. e para problemas nos nervos, olhos e juntas. Adstringente, pode ser usado em hemorróidas, varizes e menorragia. Neste sentido, podemos imaginar que ser adstringente também seja um efeito "centralizante". Por sinal, uma das palavras-chaves do gerânio é regulador ou equilibrador. Dá força com segurança.

Movimenta, bom para letargia, diarréia e congestão linfática.

Reduz ansiedade, ajudando na infertilidade e menopausa.

Para pele e inflamada, usar concentração de 1%, mesmo porque seu aroma é bem intenso, não carece mais do que isto. Indico sempre que seja usado em sinergia com outros óleos como palmarosa, rosa, bergamota, ylang.... tangerina...etc.

Relaxa a mente, acalma agitação, frustração e irritabilidade.

Sendo uma flor, tem lá seu efeito afrodisíaco, mas pelo lado equilibrador e da segurança, ressaltando a espontaneidade e conectando com a sensibilidade emocional, estimulando a sede saudável por prazer e diversão e a habilidade de receber e saber dar e se expressar.

Pode ser usado por "workaolics" perfeccionistas, privados de imaginação, intuição e sensibilidade.

Bom, sendo tudo isto, podemos concluir que é um óleo indicado para casos de depressão, falta de auto-estima, transtorno bipolar, entre outros. Misturado em qualquer sinergia dá um caráter muito feminino e agradável. Complementar, idealmente, não como aroma principal.


Fonte:
- Mojay, Gabril - Aromatherapy for Healing the Spirit. Gaia Books, 2000. págs. 76 e 77.
- Reuniões na Aromaflora e experiências próprias.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Dica Blogspot - Homem do Brasil


No dia 6 de outubro, no Evento V Espéria Saúde & Espiritualidade, no Clube Espéria, no qual a Aromalife foi uma das expositoras e onde dei a palestra Aromaterapia para Saúde Física, Mental e Emocional houve também um show do pessoal da Academia da Alma.

Achei fantástico o repertório e a banda, com vários instrumentos e uma energia maravilhosa.

O Blog deles é http://espacohomemdobrasil.blogspot.com/ e nesta Academia há tudo quanto é atividade - saraus, tai chi chuan, yoga, danças, teatro, meditação, vivências, etc. Vale a pena conferir de perto!

Mídia - TV Fênix


Informativo: Dia 29 de outubro de 2007 - Segunda-feira - das 14 as 15h, darei entrevista ao vivo à TV Fenix, do site http://www.tvfenix.org.br/ no programa Berenice Belatto para falar de Aromaterapia (quase óbvio, né?). Reprise na semana seguinte!

Benvindos!

Todos são benvindos neste humilde blog!

Principalmente tudo o que for construtivo - contribuições positivas e para o bem geral.

Não tem objetivo de ser um diário pessoal, embora muitos acontecimentos reais tenham façam parte de seu conteúdo - tudo com caráter agregador!

Tentarei ser objetiva na separação de assuntos e certamente filtrarei as postagens da forma mais saudável possível.

Agradeço a atenção de todos!

Ah, correções ao meu gramatiquês cheio de vícios são também benvindas! rs

Abraço a todos!

Beatriz Yoshimura